Com o tema "Olimpíada Desportiva das Apaes: exercício de inclusão social" será realizada a partir desta segunda-feira (24/10) até sexta-feira (28/10), no Hotel Resort Cana Brava, em Ilhéus, a VIII Olimpíada das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado da Bahia. O evento, que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, terá a participação de 600 atletas, na faixa etária de 12 a 40 anos.
A VIII Olimpíada das Apaes vai ser realizada em oito modalidades esportivas: atletismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, capoeira, judô, tênis de mesa e natação. Serão 34 provas, cujos vencedores se qualificarão para disputar a etapa nacional da competição, prevista para acontecer no próximo ano de 2012.
De acordo com a diretoria da Federação das Apaes no Estado da Bahia, somente a Rede Apae tem cerca de 10.300 alunos com deficiência intelectual e múltipla assistidos nas suas unidades e, através da realização deste evento, a FEAPAE/BA pretende sensibilizar a sociedade, chamando a Foto Paulo Neves Ascom Sudesbatenção para as necessidades das pessoas com deficiência. A integração, participação e competitividade nas atividades esportivas da VIII Olimpíada das Apaes do Estado da Bahia contribuirão para a melhoria do seu desenvolvimento e ajustamento bio-psico-social.
A pessoa com deficiência tem no esporte uma oportunidade de elevação da sua auto-estima, provando o seu valor como atleta e cidadão. Para eles, participar e competir numa modalidade esportiva os levará à aquisição de mais destreza, formação de novas amizades, proporcionará um relacionamento familiar mais saudável e a sua aceitação como ser integrante de uma comunidade.
Ascom/Sudesb
21.10.2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário