domingo, 15 de outubro de 2017

Fracasso do Vitória no Barradão é de ordem emocional

Comentários
Composição dos Times do Vitória durante o 2º Turno do Brasileirão

Amigos. O objetivo desse texto é tentarmos identificar um motivo lógico para as atuações pífias do Vitória atuando em seus domínios. Vimos o time atuar fora de casa com o time completo, improvisado e em todas as configurações obtemos sucesso. Pelo menos até agora. Já no Barradão, igualmente em todas as configurações, ocorreu o contrário. 

E a despeito de alguns que vi comentando em redes sociais que seria problema relacionado ao esquema, ao posicionamento dos jogadores, está aí a lista das escalações tanto nos jogos fora de casa como dentro de casa na sequência exata do segundo turno. Para mim, é questão emocional, de confiança pois a última vez que vi o time atuar bem em casa foi contra o Avaí apesar de termos perdido o jogo graças a uma noite infeliz de Neilton.

Vamos aos fatos

Contra Avaí, Derrota de 1x0 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Bruno Bispo, Juninho, Ramon, Uillian Correia (Jhemerson) , Patric, Danilinho, David (Todinho), Neilton, Tréllez

Contra Corinthians, Vitória de de 1x0 fora de casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho, Ramon, Uillian Correia Yago (Felipe Souto), Neilton (Carlos Eduardo), Trellez, David (Patric)

Diferenças para o time da 20ª rodada: Wallace no lugar de Bruno Bispo em relação ao time que iniciou a partida anterior. 

Contra Coritiba, Vitória de de 1x0 fora de casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho (Danilinho), Ramon, Uillian Correia Yago, Neilton (Felipe Souto), Trellez, David (Patric)

Diferenças para o time da 21ª rodada: Nenhuma em relação ao time que iniciou a partida anterior.

Contra Fluminense, Empate Suado de 2x2 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho (Thalyson), Felipe Souto, Uillian Correia ,  Patric, David (Kieza), Neilton, Trellez (Todinho)

Diferenças para o time da 22ª rodada: Felipe Souto no lugar de Ramon, Patric no lugar de Yago em relação ao time que iniciou a partida anterior.

Contra São Paulo, Derrota de de 2x1 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá (Felipe Souto), Kanu, Wallace, Patric, Ramon, Uillian Correia (Carlos Eduardo) ,  Neilton (Cleiton Xavier), Trellez, Kieza

Diferenças para o time da 23ª rodada: Felipe Souto no lugar de Caique Sá ainda na metade do primeiro tempo, Kieza no lugar de David em relação ao time que iniciou a partida anterior.

Contra Atlético-MG, Vitória de  3x1 fora de casa
Caique, Ramon, Kanu, Wallace, Geferson, Felipe Souto, Uillian CorreiaYago (Renê Santos), Neilton (Todinho), David (Kieza), Trellez

Diferenças para o time da 24ª rodada: Caique no lugar de Fernando Miguel, Geferson no lugar de Felipe Souto pois jogou na posição a maior parte do jogo,  Felipe Souto no lugar de Ramon,  Yago no lugar de Patric em relação ao time que iniciou a partida anterior.

Contra Botafogo, Vitória de  3x2 fora de casa
Caique, Patric, Ramon, Wallace, Geferson (Danilinho), Felipe Souto, Uillian Correia (André Lima)Yago, Neilton, David (Cleiton Xavier), Trellez

Diferenças para o time da 25ª rodada: Patric no lugar de Ramon, Ramon no lugar de Kanu em relação ao time que iniciou a partida anterior.

Contra Sport, Derrota  de 2x1 em  casa
Caique, Caique Sá (Danilinho), Ramon, Wallace, Juninho, Felipe Souto (Patric), Uillian CorreiaYago, Neilton, Trellez, David (André Lima)

Diferenças para o time da 26ª rodada: Caique Sá no lugar de Patric, Juninho no lugar de Geferson em relação ao time que iniciou a partida anterior.


Partidas realizadas por cada jogador
Fernando Miguel – Jogou 5 das 8 partidas
Caique Sá – Jogou 5 das 8 partidas
Kanu – Jogou 5 das 8 partidas
Bruno Bispo – Jogou 1 das 8 partidas
Juninho – Jogou 5 das 8 partidas
Ramon – Jogou 7 das 8 partidas
Uilliam Correia – Jogou as 8 partidas
Yago – Jogou 6 das 8 partidas
Patric - Jogou 7 das 8 partidas, algumas vindo da reserva
Danilinho - Jogou 4 das 8 partidas, algumas vindo da reserva
David – Jogou 7 das 8 partidas
Neilton – Jogou as 8 partidas
Trellez – Jogou as 8 partidas
Carlos Eduardo – Jogou 2 das 8 partidas todas como reserva (Corinthians, São Paulo)
Jhemerson – Jogou 1 das 8 partidas como reserva (Avaí)
Todinho – Jogou 3 das 8 partidas como reserva (Avaí, Fluminense, Atlético-Mg)
Felipe Souto – Jogou 7 das 8 partidas, algumas como reserva

Conclusão
Foram utilizados 17 jogadores em 8 partidas. 
12 jogadores atuaram no mínimo em 5 partidas. 
8 jogadores atuaram no mínimo em 6 partidas.
7 jogadores atuaram no mínimo em 7 partidas.
3 jogadores atuaram em todas as partidas.

Média rotatividade de jogadores entre as partidas.

Dificuldade do time em manter um elenco único e constante mesmo atuando em quase a metade das partidas de um turno.
Dificuldade de armar a equipe, pois o elenco é fraco não possuindo opções para setores vitais como laterais e meio campo precisando assim realizar improvisações.

Apesar das dificuldades, a campanha é perfeita fora de casa com 4 vitórias, porém é péssima dentro de casa com 3 derrotas e 1 empate.
Time atuou em partidas fora improvisado nas laterais como nas vitórias contra Atlético-Mg e Botafogo.

O motivo para as derrotas dentro de casa ainda incerto pois descarta-se aspectos técnicos já que conseguiu vencer fora de seus domínios mesmo atuando com reservas de primeira e mesmo possuindo um elenco limitado.
Declarações de jogadores ao final da partida contra o Sport atribuem a ansiedade do time talvez pela necessidade de darem uma resposta ao torcedor pois este está próximo ao time e está apoiando.   Longe de casa o time não sofre nenhuma pressão psicológica pois não atua visando o torcedor.

Diante desses dados, vamos analisar 4 partidas dessas 8 até agora no segundo turno do brasileirão, sendo 2 fora de casa e duas dentro de casa.
Time contra o Avaí:
Gol: Fernando Miguel,
Defesa: Caíque Sá, Kanu, Bruno Bispo, Juninho,
Meio Campo: Ramon, Uillian Correia (Jhemerson) , Patric, Danilinho, Neilton
Ataque: David (Todinho), Tréllez

Time contra o Corinthians:
Gol: Fernando Miguel
Defesa: Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho.
Meio Campo:  Ramon, Uillian Correia Yago (Felipe Souto), Neilton (Carlos Eduardo),
Ataque: Trellez, David (Patric)

Qual a diferença?  
O Wallace no lugar de Bruno Bispo.
O Yago no lugar de Danilinho.
Ataque?  O Mesmo.

Time atuou bem contra o Avaí porém pecou nas finalizações e talvez por estarem desatentos permitiram o gol do Avaí. Neilton foi muito infeliz pois além de perder um pênalti, perdeu um gol que para um jogador como ele é algo muito incomum. Repetiu a atuação no jogo contra o Corinthians só que o resultado foi favorável a nós em pleno Itaquerão.


Time contra o São Paulo:
Gol: Fernando Miguel
Defesa: Caíque Sá (Felipe Souto), Kanu, Wallace, Patric,
Ramon, Uillian Correia (Carlos Eduardo) ,  Neilton (Cleiton Xavier)
Ataque: Trellez, Kieza

Time contra o Atlético-Mg:

Gol: Caique
Defesa: Ramon, Kanu, Wallace, Geferson
Meio-Campo: Felipe Souto, Uillian CorreiaYago (Renê Santos), Neilton (Todinho)
Ataque: David (Kieza), Trellez

Qual a diferença?  
O gol foi assumido por Caíque.  Ramon jogou improvisado na lateral no lugar de Caique Sá. Geferson como lateral assumiu o lugar de juninho.  Felipe Souto como volante de origem assumiu o lugar de Ramon
Ataque?  O Mesmo.

O time fez uma atuação sofrível contra o São Paulo com direito a gol contra em bola vindo de escanteio e com apenas um jogador na cobertura.    Cueva deitou e rolou em nossa defesa e só não perdemos de goleada pela incompetência dos atacantes do São Paulo pois tiveram 3 oportunidades claras em contra-ataques.

No jogo seguinte, o time soube suportar bem a pressão contra o Atlético-Mg e corrigiu os erros do jogo anterior. A diferença é que atuou fora de casa.

Embora muitos não admitam, mas existe algo de ordem comportamental a resolver nas atuações dentro de casa. Time fica desleixado em fundamentos básicos como marcação e passe, coisa que já executaram com perfeição contra Corinthians, Coritiba, Cruzeiro e Flamengo.    Não tomamos gols contra esses times.

Grande Abraço a todos.

Marcos Guimarães, rubro-negro, amigo e colaborador do BLOG.


Nenhum comentário :

Postar um comentário