No próximo Domingo antes da partida entre Palmeiras e Vitória pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, será realizada uma partida histórica: crianças árabes e judias de Jerusalém entrarão em campo para dar um exemplo de paz e respeito entre os povos. Trata-se do projeto Gol da Paz, iniciativa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apoiada pelo Palmeiras, pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e pela organização Caminho de Abraão, além de instituições e clubes das comunidades árabe e judaica.
O programa da ONG israelense Gol da Igualdade mobiliza a paixão pelo esporte para criar vínculos entre crianças de 9 a 14 anos da periferia social do país do Oriente Médio. O projeto incentiva a convivência, educa para a paz e reduz os índices de preconceito e violência nas gerações mais jovens. A viagem das crianças participantes até o Brasil foi viabilizada pelos organizadores do evento. Do lado brasileiro, participam dos jogos crianças dos clubes Hebraica, Círculo Macabi, Clube Atlético Monte Líbano, Esporte Clube Sírio e Esporte Clube Pinheiros.
No gramado, os times disputarão partidas de 15 minutos, mas a rivalidade não ultrapassa as quatro linhas. O clima promete ser de festa também nas arquibancadas: membros das comunidades árabe e judaica sentarão lado a lado, reforçando a mensagem de paz. “Encontros no nível dos governos não são suficientes, é preciso conectar os povos, começando pelas crianças”, afirmou Gabriel Holzhacker, brasileiro e torcedor do Palmeiras que vive em Israel desde 1999 e é vice-diretor da ONG.
Nenhum comentário :
Postar um comentário