terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Franciel Cruz, intragável e imprescindível

Comentários
As redondezas e cercanias que envolvem e limitam o Futebol Baiano, no ano de 2013, não provocaram nenhum alvoroço importante, ainda que precisem ser destacados os papéis determinantes de dois jornalistas na imprensa escrita de Salvador. Um, em luta isolada para desmistificação do mundo de sonhos da gestão MGF e outro, com a exatidão e responsabilidade com a informação. 

André Uzêda e Felipe Santana
Nestes aspectos fundamentais, foram destaques os jovens jornalistas André Uzêda, que defende a bandeira do Jornal A Tarde, diga-se, o melhor jornal do Bahia e Felipe Santana, do Site Bahia Noticias; ambos foram fantásticos quando deram contribuições importantes, sendo que o primeiro ficará marcado para sempre na história recente do Esporte Clube Bahia, na luta para remover o torcedor do Bahia do cativeiro onde esteve amarrado e amordaçado pela família dos Guimarães. 

Leandro Fernandes
Um terceiro, mesmo não sendo da área jornalística (creio), nem por isto pode ser esquecido, é o torcedor tricolor Leandro Fernandes, que é um dos responsáveis pelo fim do Bahia de ontem e um dos mentores do Bahia de amanhã, o qual imaginamos forte, vencedor e, sobretudo, administrado por gente honesta, respeitável e competente. 

Não conheço o Fernandes, nem por foto, mas de cá, sou capaz de vislumbrar um sujeito prá lá de dois metros de altura, não de estatura ou compleição física, e sim de firmeza e disposição na luta incessante para a grandeza do Esporte Clube Bahia. Um valente, desde velhos tempos do Portal Esportivo do desaparecido, este sim, amigo Edmilson Gouveia, que para alguns é apenas conhecido por Pinto. 

Djalma Gomes 
O site E.C Bahia, em 2013, continuou enfrentando todas as batalhas em defesa do Esporte Clube Bahia, inapelavelmente é o reduto oficial da torcida tricolor, quando manteve, como antes, suas páginas ativas de informações com a dedicação e grandeza de sempre, vigilante e atento, essa foram as marcas do ECBAHIA, notadamente nos episódios da libertação do Bahia das mãos do engomado.

Grandeza que, aliás, não sofreu ou sofrerá arranhões ou ressalvas, ainda que abrigando dentro do espírito democrático que norteia o site, os textos nulos do senhor Djalma Gomes, um tipo de carrapato ainda não catalogado, logo desconhecido da indústria do pesticida, diante da resistência às aplicações diárias de formicida, mesclada com isca de racumim, ao qual o Esporte Clube Bahia foi submetido, sugerindo que a sua desinfestação só será possível com o uso da tradicional sapatada, assim como fazemos com aquela barata-única, ainda resquício da casa antiga, mas que permaneceu sujando, empobrecendo e emporcalhando o ambiente recentemente detetizado.

Canal Vitória 
Já o Esporte Clube Vitória fez a via contrária. Já no passado, fez por deixar de existir o Barradão Online e, logo depois, o Canal Vitória, locais onde podíamos nos certificar da vida do Esporte Clube Vitória ao tempo que era possível criar contrapontos e encontrar desvios, para fugir das cascas de bananas esparramadas nas informações oficiais. Verdade que outros redutos rubro-negros borbulham por becos e vielas de toda a rede, mas confesso, diante da imensidão da internet, aliado ao tamanho da minha já avançada hipermetropia, não me permitiu exagerar novos horizonte, além do veemente Fabio Monteiro e do excelente Valmerson, além do Movimento SOU MAIS VITÓRIA, inicialmente bandeirado por Franciel Cruz e, claro, do rubro-negro super querido Victor Hugo, que colabora com este espaço de tempos a tempos com as informações pontuais do Leão, clube por ele também tratado, orgulhosamente, por o melhor do Nordeste. O rubro-negro André Dantas, decidamente desapareceu de um ponto visível do universo virtual, para continuar fazendo falta. 

Silvio Mendes
Na área radiofônica, não teve pra ninguém, o negão Silvio Mendes, agora engravatado e cheio de chinfra, continua reinando absoluto e sem adversário de respeito, como o melhor locutor esportivo da Bahia e um dos melhores do Brasil, com suas narrações festivas sem frases de duplos sentido, em um claro aceno da bandeira branca, sinal de grande respeito e carinho pelo torcedor. 

Galáticos
O Site Galaticos Online, comandado pelo radialista e advogado Márcio Martins, juntamente com o asqueroso e com fortes sintomas de caráter duvidoso, José Eduardo, foi o melhor site genuinamente da Bahia, quando o assunto tratado foi o futebol local. Equipes de profissionais competentes e não que encerram o expediente na retirada do sol, como procede Bahia Noticias e o iBahia, seus maiores concorrente.

MAS, derivo!  
O Primeiro Ministro do Nordeste de Amaralina e chanceler da torcida do Esporte Clube Vitória, o rubro-negro Franciel Sobreira Cruz (foto), de idade e estado civil desconhecidos, até pelo próprio, foi, e é, destacadamente, o nome e a cara das crônicas esportivas da Bahia. 

Sujeito raro e incomum, que consegue a mágica de ser querido pelo torcedor do Vitória e respeitadíssimo pelo torcedor tricolor, e que do alto da sua impoluta emissora, Victoria Quae Sera Tamen, sem redação, salários ou comprometimento com qualquer ou coisa alguma, continuou em 2013, ainda que em dose menor, dando show, proferindo homilias, invocando e provocado por seus 600 demônios, produzindo textos fantásticos, arrancando impagáveis gargalhadas, para transformar o universo frio, limitado e pobre do futebol, em uma imensidão de prazer e satisfação para tricolores e rubro-negros.

Por isto, por ser também intragável, por ser torcedor do Vitória, mas imprescindível por trazer o exercício da vida útil aos textos de futebol, reputo Franciel Cruz o maior nome da imprensa esportiva da Bahia, novamente no ano de 2013, e já aviso, em 2014 também!

Nenhum comentário :

Postar um comentário