Em continuidade ao seu processo de reestruturação, o Esporte Clube Ypiranga informa mudanças no departamento de marketing. Marcelo Behrens deixa a função de Diretor de Marketing do Mais Querido. Junto com o dirigente, sua equipe de trabalho também está se desligando do clube.
Marcelo Behrens entrou no clube em 2010, na gestão do presidente Valdemar Filho, atual presidente do Conselho Deliberativo. Na ocasião, apresentou um projeto de marketing, prontamente aceito por Emerson Ferretti, vice-presidente do clube na época. “O setor de marketing não existia. Resolvemos cria-lo. A primeira ação foi colocar o Ypiranga na mídia. O clube estava parado desde 2006, precisávamos resgatar esse torcedor, valorizar a nossa marca e mostrar à sociedade que o Mais Querido estava de volta”, conta Marcelo.
Entre as primeiras ações, destaca-se o lançamento do site oficial do clube e, posteriormente, a sua reformulação. No final de 2011, o setor fechou o acordo com a Lotto que forneceu material esportivo ao clube por uma temporada. Em 2012, o setor de marketing ganhou a companhia de três agências (Is Sport, Mundo i9 e Fair Play), que começaram a trabalhar em conjunto com o Diretor.
Para a disputa do campeonato Baiano, o Marketing fechou patrocínio com Comercial Ramos, Coral e Bahia Gás. “Conseguimos trazer dinheiro para o clube, mesmo disputando uma segunda divisão. Foi uma bela vitória”, ressalta Marcelo. Em paralelo, o marketing lançou a campanha “Ajuda Mais Querida”, uma forma dos torcedores contribuírem para a reestruturação do aurinegro, depositando dinheiro na conta do clube.
Após o campeonato Baiano de 2012, o presidente Emerson Ferretti decidiu profissionalizar totalmente o setor de marketing. As agências saíram, e uma equipe foi formada para alavancar o setor. O grupo de trabalho, liderado por Marcelo Behrens, era formado por oito profissionais divididos nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, redes sociais, agência de publicidade, comunicação digital e área comercial.
“Com o desenvolvimento do trabalho, saímos de quatro mil fãs no facebook para 14 mil. Além disso, aumentamos a nossa presença na mídia, fechamos com a Super Bolla, que forneceu um enxoval completo de material esportivo e ainda patrocinava o clube”, completou Marcelo.
Por fim, 2013 foi marcado pelo Lançamento do Para Sempre Ypiranga, plano de sócios do clube. O programa traz diversos benefícios para os associados, como desconto nos ingressos, clube de vantagens, camisa personalizada e participação na vida política do Mais Querido. Durante a disputa da segunda divisão, o departamento fechou com mais um patrocinador, dessa vez, o Shopping Piedade.
“Agradeço pela oportunidade que Emerson ofereceu. Confiou no meu trabalho, e assim, consegui desenvolver um pouco do que gostaria. Dentro das condições do clube, acredito que o saldo tenha sido positivo. Continuarei torcendo pelo sucesso do clube, mesmo à distância”, avalia Marcelo Behrens.
Marcelo Behrens entrou no clube em 2010, na gestão do presidente Valdemar Filho, atual presidente do Conselho Deliberativo. Na ocasião, apresentou um projeto de marketing, prontamente aceito por Emerson Ferretti, vice-presidente do clube na época. “O setor de marketing não existia. Resolvemos cria-lo. A primeira ação foi colocar o Ypiranga na mídia. O clube estava parado desde 2006, precisávamos resgatar esse torcedor, valorizar a nossa marca e mostrar à sociedade que o Mais Querido estava de volta”, conta Marcelo.
Entre as primeiras ações, destaca-se o lançamento do site oficial do clube e, posteriormente, a sua reformulação. No final de 2011, o setor fechou o acordo com a Lotto que forneceu material esportivo ao clube por uma temporada. Em 2012, o setor de marketing ganhou a companhia de três agências (Is Sport, Mundo i9 e Fair Play), que começaram a trabalhar em conjunto com o Diretor.
Para a disputa do campeonato Baiano, o Marketing fechou patrocínio com Comercial Ramos, Coral e Bahia Gás. “Conseguimos trazer dinheiro para o clube, mesmo disputando uma segunda divisão. Foi uma bela vitória”, ressalta Marcelo. Em paralelo, o marketing lançou a campanha “Ajuda Mais Querida”, uma forma dos torcedores contribuírem para a reestruturação do aurinegro, depositando dinheiro na conta do clube.
Após o campeonato Baiano de 2012, o presidente Emerson Ferretti decidiu profissionalizar totalmente o setor de marketing. As agências saíram, e uma equipe foi formada para alavancar o setor. O grupo de trabalho, liderado por Marcelo Behrens, era formado por oito profissionais divididos nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, redes sociais, agência de publicidade, comunicação digital e área comercial.
“Com o desenvolvimento do trabalho, saímos de quatro mil fãs no facebook para 14 mil. Além disso, aumentamos a nossa presença na mídia, fechamos com a Super Bolla, que forneceu um enxoval completo de material esportivo e ainda patrocinava o clube”, completou Marcelo.
Por fim, 2013 foi marcado pelo Lançamento do Para Sempre Ypiranga, plano de sócios do clube. O programa traz diversos benefícios para os associados, como desconto nos ingressos, clube de vantagens, camisa personalizada e participação na vida política do Mais Querido. Durante a disputa da segunda divisão, o departamento fechou com mais um patrocinador, dessa vez, o Shopping Piedade.
“Agradeço pela oportunidade que Emerson ofereceu. Confiou no meu trabalho, e assim, consegui desenvolver um pouco do que gostaria. Dentro das condições do clube, acredito que o saldo tenha sido positivo. Continuarei torcendo pelo sucesso do clube, mesmo à distância”, avalia Marcelo Behrens.
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