terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Título do Bahia completa 24 anos

Comentários
No dia 19 de fevereiro de 1989, o Esporte Clube Bahia sagrava-se bi-campeão brasileiro, jogando a segunda partida da final, contra o Internacional-RS, dentro do estádio Beira-Rio, onde o jogo terminou 0 x 0. 

Apesar de ter sido realizado no mês de fevereiro de 1989, a final decidia o título de 1988. Naquela partida, a imprensa nacional dava o Inter como grande favorito, por estar jogando em casa, com um estádio lotado, precisando tirar a vantagem do Bahia, que venceu a primeira partida em Salvador, por 2 x 1. 

A equipe encarou o Internacional e o Beira-Rio lotado com a seguinte equipe: Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Róbson; Paulo Rodrigues, Zé Carlos e Bobô (Osmar); Gil, Charles e Marquinhos. De Salvador e da maior parte do país, a torcida era para o Tricolor de Aço, que com um time inesquecível, fez o Brasil render-se ao bom futebol praticado pela equipe treinada por Evaristo de Macedo. 

Com uma campanha maravilhosa, o Bahia coloriu Salvador de azul, vermelho e branco, provocando um verdadeiro carnaval pela ruas da cidade, que contou com trios elétricos e uma multidão nas ruas, saudando os hérois do Esquadrão de Aço. Na caminhada até o título foram 29 jogos, 17 vitórias, 04 empates apenas 08 cinco derrotas. 

O ataque marcou 33 gols e a defesa sofreu 23. Os artilheiros da equipe foram Zé Carlos, com 09 tentos e Bobô, com 07. O grupo bi-campeão era formado pelos goleiros Ronaldo, Sidmar e Rogério; os laterais Tarantini, Maílson, Paulo Robson e Edinho; os zagueiros João Marcelo, Claudir, Pereira e Newmar; os meias Paulo Rodrigues, Gil, Bobô, Sales e Zé Carlos; e os atacantes Renato, Osmar, Charles, Marquinhos, Dico e Sandro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário