domingo, 12 de setembro de 2010

Diretoria do Bahia não quis Pituaçu lotado

Comentários
A média de público em Pituaçu nos jogos do Bahia poderia ser muito melhor, mas a incompreensão da diretoria tricolor não permite. O abuso no preço dos ingressos tirou, certamente, cerca de 13 mil torcedores das arquibancadas, na partida de ontem contra o Ipatinga.

E acho que não há argumentos para justificar R$25 em um ingresso de meia entrada. Eu fui dos primeiros a defender a diretoria do Bahia quando houve aumento no preço dos ingressos em 2009, mas sempre defendi que o preço ideal seria R$30 e R$15 para as entradas inteiras e meias, respectivamente. O preço cobrado, até então, de R$40 e R$20, já era salgado e já demandava da torcida um grande esforço. Mas daí passar a R$25 o ingresso de meia entrada... Ficou demais e o reflexo disso está nos públicos registrados nos dois últimos jogos. O tricolor está no G4 e isso, por sí só, era motivo de arquibancada lotada por essa apaixonada torcida.

No jogo de ontem, por exemplo, eu estava decidido a ir a Pituaçu, mas ao invés de ir com minha irmã como sempre faço, decidi ir sozinho, caso contrário, eu teria que desembolsar 50 reais nos ingressos. Não dava, eu ainda iria pagar estacionamento, comprar um lanche, beber uma água... não sairia por menos de 70 reais toda essa farra. E ainda correria o risco de ver o Bahia empatar mais uma vez com um time fraco. Tudo bem que ganhou, mas poderia ter ganho com 32 mil torcedores gritando Bahêeea. Foi ai que meu primo, assíduo freqüentador do estádio, me chamou para ir à um barzinho assistir o jogo. Eu então perguntei: "Você, que sempre diz que lugar de torcedor é no estádio?"... ele me respondeu:"Mas a diretoria do Bahia não entende assim e eu tenho que trabalhar muito para ganhar R$50 reais". Pronto, me convenceu.

No bar, me surpreendi com o número de torcedores do Bahia, simplesmente lotado de tricolores para assistir ao jogo. Os gritos de guerra e os cantos me fizeram sentir dentro de Pituaçu. Vibramos com a mesma força e saímos felizes com o segundo lugar da série B. É uma pena que os jogadores não puderam ouvir isso nas arquibancadas. Todos no bar eram unânimes em dizer que não foram ao estádio por causa do preço dos ingressos, e olhe que eu estava num bar com boa freqüência, representantes da classe média de Salvador. Na hora de pagar a conta do bar? R$55,00 (cinqüenta e cinco reais), com direito a um petisco de camarão no alho e no óleo e ainda os 10% opcionais do garçom. Éramos 3 pessoas e a farra saiu aproximadamente 18 reais para cada. No estádio, gastaríamos 75 reais só de ingresso. Ahhh... lembrei, que dei R$1,50 (um real e cinqüenta centavos) para o guardador de carro.

De fato, não dá. Não é porque o Bahia está em segundo, no G4, que vou me calar diante do amadorismo da sua diretoria. Se eu, que pertenço à classe média de Salvador, não posso ficar pagando 25 reais em todos os jogos do Bahia, então imaginem os torcedores moradores dos bairros populares? É "salgado" demais o valor de R$25 para meia entrada. Assim, continuaremos a vivenciar menos de 20 mil pessoas em Pituaçu, nos jogos de apelo para 30 mil.

Vinicius Sampaio

Nenhum comentário :

Postar um comentário