Brasileira em 1970 já não mais decora a entrada da Sudesb, na ladeira da Fonte Nova. Inaugurado um ano após o título, o monumento foi totalmente depredado e ainda não tem previsão para voltar ao pedestal de onde não deveria ter saído.
O valor do cobre
A importância de Edson Arantes do Nascimento ficou em segundo plano diante do valor do cobre, material de que é feita a estátua. Primeiro foram os braços com a Taça Jules Rimet (em 2007) e depois a cabeça do “rei do futebol”. O destino das peças? Ferros-velhos de Salvador. “Foram vândalos que roubaram para trocar por drogas”, lamenta o gerente da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobô.
A previsão para a restauração do monumento era o segundo semestre de 2007. Mas, até agora, dois anos depois, a estátua de Pelé continua sem cabeça e sem braços. De acordo com o gerente de sítios históricos da Fundação Gregório de Mattos, João Luciano, o retorno do “rei” está próximo. “Nos deram um prazo de
Bate-cabeça fora de campo
Acostumado a deixar os zagueiros tontos dentro de campo, Pelé também está causando uma grande confusão fora dele. Por causa da restauração da estátua, a Fundação Gregório de Mattos e a Sudesb ficam no jogo do disse-me-disse. Situação semelhante à dos antigos adversários do “rei”, que faziam de tudo para não marcar o atacante. A responsabilidade pela segurança e manutenção da estátua era da Fundação Gregório de Mattos, ligada à Prefeitura de Salvador. Mas, como a peça estava perto da Fonte Nova e se tratava de uma homenagem ao futebol, a Sudesb, segundo Bobô, se ofereceu para ajudar na reparação, “mas eles não quiseram”.
O gerente da Fundação Gregório de Mattos, João Luciano afirmou que já entrou em contato com a Sudesb para defini onde a estátua será colocada já que o Estádio da Fonte Nova está interditado e deve ser reformado. Mas a afirmação Luciano não coincide com a reclamação do diretor da Sudesb “Eu peço até que, quando vocês souberem de alguma coisa avisem a gente, porque não nos falam nada”, rebateu Bobô. Rafhael Carneiro do Jornal da Metropóles
Nenhum comentário :
Postar um comentário