quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Estádio de Pituaçu não vai ficar pronto em outubro

Comentários
A presidente da Conder, Maria Del Carmem, garantiu hoje (2), que o estádio de Pituaçu terá suas obras concluídas em 15 de outubro, a tempo de abrigar o jogo Bahia x Corinthians, três dias depois. Mas o estágio das obras, até pelas fotografias distribuídas pela Agecom (Assessoria Geral de Comunicação), mostra claramente que não haverá tempo para a inauguração.

A polêmica está aí. Agora o Bahia disse que só joga no Barradão se tiver acesso ao contrato entre a Petrobras e o Vitória, que estabele um investimento de R$ 4 milhões no clube rubro-negro, que será totalmente destinado ao patrimônio do clube. A Patrobras já anunciou que o contrato será exclusivo entre o Vitória e a estatal e o Bahia usará o equipamento para fazer seus jogos na segunda divisão.

Enquanto isso, o plantio do gramado de 10 mil metros quadrados do Estádio Pituaçu deve ficar pronto até este sábado (6). Um sistema de irrigação, que já está funcionando, vai garantir o verde da grama (a principal característica de um estádio de futebol) - por enquanto, ela ainda está marrom. Mais de 20 caminhões carregados estão levando os tapetes de grama até o local.

Com o plantio do gramado, 80% das obras em Pituaçu estão concluídas. As arquibancadas estão quase prontas, assim como a tribuna de honra, os alambrados e a estrutura dos refletores. Os demais trabalhos continuam em ritmo acelerado. A previsão é de que tudo fique pronto no próximo dia 30 e já existe até data marcada para o primeiro jogo - 18 de outubro, com uma partida entre o Bahia e o Corinthians.

As obras foram visitadas, na tarde desta terça-feira, pelo chefe-de-gabinete do Governador, Fernando Schmidt, pelo assessor geral de comunicação do governo, Robinson Almeida, e pelo titular da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares (Bobô).

“O espaço de tempo entre a conclusão da obra e o primeiro jogo será necessário para verificarmos a necessidade de reparos e ajustes. Temos certeza de que o estádio de Pituaçu será de muita importância para o lazer da população, até porque ele está instalado no meio de uma rica área verde”, falou Schmidt. Informações do Jornal da Midia

Diretoria nega compra de terreno para construção de estádio

A diretoria do Bahia negou a notícia de que teria adquirido um terreno para a construção do seu tão sonhado estádio (ver nota). O presidente Petrônio Barradas, através da assessoria de imprensa do clube, informou que a notícia não passa de um boato e que, para o futuro, o Tricolor tem um projeto de construir um novo centro de treinamento no local. Parece que a informação foi mais uma forma de inflamar o ego da torcida do que algo concreto.

Bahia quer negociar pelos mesmos valores do Vitória

"Eu não tenho nado de oficial nas mãos. Quero ver, saber o que é para depois me pronunciar". Depois do vice-presidente de futebol, Ruy Accioly, afirmar pela manhã numa entrevista na Rádio Sociedade.

Na verdade, a direção do Bahia está agora "ganhando tempo" para também negociar pelos mesmos valores do Vitória, um contrato com a Petrobras. Com o aceno da Conder, que está prometendo o estádio de Pituaçu para o dia 18 de outubro - ontem a grama começou a ser colocada no campo - para o clássico Bahia x Corinthians, os dirigentes entendem que não será tanta vantagem "ajudar" o Vitória, por apenas quatro jogos no Barradão: Criciúma, Ceará, Juventude e Vila Nova.

De qualquer forma, o próximo passo das negociações deve ser dado pela Federação Bahiana de Futebol, que vai convocar os dirigentes de Bahia e Vitória para discutir um outro contrato, o de cessão do Barradão, se ele será alugado por um valor fixo, ou se haverá um desconto nas arrecadações do tricolor. Por enquanto o Bahia joga sábado contra o Barueri, em São Paulo, e mantém seu mando de campo em Feira de Santana, apesar de uma desastrosa estatística, naquele estádio.

Na disputa do Campeonato Baiano, Copa do Brasil e o Brasileiro este ano, o time jogou 20 partidas no estádio Jóia da Princesa. Venceu sete, empatou 10 e perdeu três. Ainda jogando em Feira de Santana o Bahia perdeu o título do Campeonato Baiano, derrotado no BaVi por 3 x 0, uma semana depois de golear o rival por 4 x 1 no Barradão; foi desclassificado pelo Icasa do Ceará na Copa do Brasil, empatando em 2 x 2, e na Série B, além dos incríveis empates com ABC, Gama, São Caetano e Fortaleza, ainda foi derrotado pelo Barueri, por 1 x 0 e foi humilhado na goleada de 4 a 1 do Santo André, na última sexta-feira.

Novo reforço se apresenta hoje no Fazendão.

O Bahia contratou mais um reforço para a continuidade da Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante Marinho, que pertence ao Atlético Mineiro chega ao Fazendão com contrato assinado até o final do ano. O jogador já jogou esse ano no Ipatinga, mas não foi bem no clube e foi devolvido ao time da capital. Como não vinha sendo aproveitado também pelo treinador do Atlético, Marcelo Oliveira, a diretoria do clube mineiro decidiu emprestar o jogador ao Bahia.

O técnico Roberto Cavalo realizou um treinamento coletivo e já começou a promover algumas mudanças drásticas na equipe titular. Depois de sofrer quatro gols na última partida, contra o Santo André no Estádio Jóia da Princesa, o goleiro Darci já perdeu a posição de titular. Apesar de voltar ao banco de reservas, o goleiro não contestou a atitude do recém-chegado treinador. Para o seu lugar, Cavalo colocou Fabiano. Contente com a nova oportunidade, Fabiano adotou um discurso cauteloso. "Desde que cheguei ao Bahia, sabia que a concorrência seria difícil. O Darci é um grande goleiro e isto é só um incentivo para que trabalhemos mais forte. Espero agarrar a oportunidade e corresponder às expectativas", declarou.

O zagueiro Ávine, que foi expulso na partida contra o Fortaleza depois de cometer uma falta dura, será julgado hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador foi enquadrado no artigo 254 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Se for condenado, o zagueiro pode pegar de 1 a 3 jogos de suspensão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário