sábado, 4 de junho de 2016

Bahia 3x0 Paysandu – Análise de Diogo Silva

Comentários

Meu amigo Diogo Silva, técnico de futebol, está colaborando com o site EsporteBaiano.com fazendo ótimas análises táticas dos jogos do Bahia e do rival. Irei postar sempre aqui um link dele para a galera conferir. Curtam aí.


No livro A Arte da Guerra o general e filósofo Chinês, Sun Tzu relata seus conhecimentos sobre estratégias militares. Ao todo são treze artimanhas descritas na obra que ficou conhecida ao redor do mundo por auxiliar empresários a desenvolver suas companhias, interpretando os conceitos de batalhas milenares para o mundo corporativo. No entanto, há treinadores que já utilizaram o exemplar para montar estratégias no campo de jogo e transformar a tática de guerra em sistema de jogo.

O Bahia na noite desta sexta feira parece ter utilizado uma das estratégias descritas por Sun Tzu. Em um dos seus ensinamentos o general orienta para “fazer seu inimigo se preparar a esquerda que ele estará fraco a direita” acrescento, e vice versa. No futebol isso significa que sempre o lado que a equipe em posse de bola está com a pelota será o lado forte da equipe adversária, pois ali ela concentrará seus esforços para roubar a bola, ocupar espaços valiosos, etc. O lado fraco da equipe adversária, sem a bola, normalmente está mais frágil o que possibilita que o time em posse de bola possa virar o jogo e pegar o outro time pelo local onde há menos oponentes a enfrentar, criando situações de 1vs1 ou até mesmo colocar-se em superioridade numérica.

Leia na íntegra: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário