quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Torcida do Vitória está de parabéns sim, seo Manoel

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O público do amistoso festa do Esporte Clube Vitória na última terça-feira contra o time chinês, ainda causa polemicas, já que apenas 9 mil torcedores estiveram no Estádio da Fonte Nova mesmo com um pacote amplo de atrativos que foi oferecido que entrou pela  apresentação de reforços até exibição das novas camisas do clube, aliás, apelidada pelo desassuntado torcedor Lite de Pirulito de Acerola, claro, numa brincadeira entre amigos do BLOG.

Particularmente acredito que o público realmente decepcionou especialmente quando considerado que era a primeira partida do clube diante ao seu torcedor após o acesso e que acabou registrando um marca inferior ao público do Bahia contra o Santos, Bahia que por sua vez, decepcionou na mesma competição que o Leão acabou de triunfar. 

Pelo visto o torcedor da Bahia já não se interessa por amistoso especialmente aqueles sem apelo ou apenas promovido pela imprensa local, ao contrário do Ceará e Santa Cruz que junto colocaram 52 mil no Castelão e Estádio do Arruda respectivamente, contra o Flamengo na semana passada, enquanto Sport-PE 9 mil contra o Argentinos Juniors e o Grêmio 13 mil contra o Danúbio, citando apenas os amistosos de 2016 de maior expressão.

Torcedor rubro-negro Marcelo Mota, inaugurou ontem seu BLOG Futebol Marketing e Clube e no seu primeiro texto atacou o tema, parabeniza o torcedor do Leão, acredita que o público teve um bom tamanho, critica o horário do jogo, o dia e, sobretudo, o vice-presidente do Vitória e afirma que o local ideal para a festa da terça-feira seria o Estádio do Barradão e explica, além de acreditar que o lançamento da camisa de número 3 foi feita numa época inoportuna

Veja, vale a pena


O Vitória apresentou na terça-feira (26/01) na Arena Fonte Nova, em Salvador, o clube para a Temporada 2016. O evento contou com um amistoso contra a equipe chinesa Tianjn Quanjian, do treinador Vanderlei Luxemburgo e do atacante Luís Fabiano, ex(?) seleção brasileira.

Antes da partida o clube apresentou o seu novo atacante Marinho. Houve também apresentação do elenco, o terceiro uniforme e ainda um desfile dos atletas do clube de outras modalidades esportivas, como judô, vôlei, futebol americano e remo. Para animar uma festa comandada pelos rubro-negros Tatau, Ludmilah Anjos e Cumpadi Washington.

Não acompanhei o evento, mas, em geral as análises foram positivas. O canal fechado SPORTV que transmitiu o evento fez grandes elogios a festa e ao clube.

O público presente foi de 9.036 pagantes. O que irritou o vice-presidente do clube Manoel Matos, levando-o a dar uma bronca na torcida:

- Satisfeito pela festa. Triste pelo público que não esteve presente. Fizemos uma produção interessante. O torcedor do Vitória que não esteve aqui perdeu. Futebol é entretenimento. Demos uma amostra do que podemos fazer. É importante que o torcedor venha. Toda produção foi feita para dar uma resposta para o que é importante no futebol. O futebol tem que ser vendido. Se não entenderem que isso é um grande negócio, um grande produto, fica difícil. Quem viu isso a nível nacional gostou do que viu. Tivemos falhas, natural do primeiro evento. Problemas de som, imagem, iluminação. Gastamos muito para fazer essa produção hoje, E para quem fizemos? Para nosso torcedor. Se ele não entende que é para ele, fica difícil. Vamos fazer outra festa bonita no sábado. Quero que o torcedor vá para participar de um grande evento. Nós somos hoje o principal clube da Bahia e estamos na vanguarda. O que mostramos hoje, duvido que o torcedor tinha ideia. O que tentamos apresentar é que somos maiores do que o torcedor entende que seja - criticou Manoel Matos

Eu destaquei algumas partes no longo desabafo do dirigente rubro-negro. Elas mostram alguns dos problemas mais elementares em relação ao marketing dos clubes brasileiros.

Imagine que o responsável pelo marketing da Apple comunica ao presidente da empresa que as vendas do Iphone estão estagnadas porque os consumidores não entendem o quão bom são os aparelhos da empresa. Este camarada seria demitido no mesmo instante.

Manoel Matos, transfere a culpa do público presente (elogiáveis 9 mil pagantes) para a torcida. Mas, pelas suas próprias palavras fica evidente que foi o EC Vitória quem não soube divulgar o evento à altura do que foi realizado. Não é o consumidor que tem a obrigação de conhecer o produto, é a empresa que o fornece.

A frase próxima ao final diz tudo: "o que mostramos hoje, duvido que o torcedor tinha ideia".

Assim fica difícil.

Acertos

Vamos falar dos acertos primeiro. Não acompanhei, mas, todas as avaliações que recebi indicam que o evento foi bonito e interessante. É uma ação nova que com certeza agradou a todos que acompanharam, inclusive não torcedores da equipe baiana.

Dona Altina Lyra, a sócia mais antiga do clube foi quem deu o pontapé inicial da partida. Excelente!

É uma ação que precisa acontecer todos os anos.

Porque a bronca de Manoel Matos foi totalmente absurda:

O Vice-Presidente do Vitória deveria ter aplaudido a sua torcida pela presença. O público de 9.036 pagantes para um amistoso foi muito próxima da média de público do time em toda a temporada passada (10.306). Ano em que o Vitória teve uma campanha vitoriosa na série B.

O adversário
O adversário era uma equipe desconhecida, de um futebol desconhecido e de segunda classe do cenário mundial. Os chineses do Tianjin Quanjian, time da segunda divisão chinesa haviam disputado outras três partidas no Brasil: XV de Piracicaba 2 x 1 Tianjin Quanjian; Bragantino 4 x 0 Tianjin Quanjian; Taubaté 4 x 2 Tianjin Quanjian. O adversário não estava à altura do Vitória, time da elite do futebol brasileiro.

Dia e horário
Terça-feira, 19h30. Se o dia e o horário são ruins mesmo para partidas oficiais, o que dizer de um amistoso?

Local
A Arena Fonte Nova recebeu no sábado um evento semelhante do maior rival do clube rubro-negro. Este simples fato tirou do evento da noite passada qualquer aspecto de ineditismo e novidade.

O local correto para a festa seria o Barradão. Evitaria repetir o cenário do evento de sábado. E outra, o Manoel Barradas é do Vitória. Por que fazer o evento de lançamento da temporada do clube fora de sua casa? Em breve escreverei sobre esta bizarra estratégia de um clube desprestigiar o seu próprio estádio.

Preço dos Ingressos
Um adversário sem atratividade. Um elenco desmontado. Atletas fora de sua forma física ideal. E o Vitória cobrou preço de partida oficial num evento amistoso e de apresentação do clube.

Um evento deste tipo não deve ter o objetivo de arrecadar receita. Pelo contrário, o Vitória estava apresentando o seu produto para a nova temporada. Quanto mais pessoas estivessem presentes para ver o produto melhor.

Logo, com todas as condições citadas acima, deixo para vocês responderem: O preço do ingresso foi ou não foi um enorme erro?

Apresentação de Marinho
No Domingo, o Vitória anunciou a contratação do atacante Marinho. Sem grandes apresentações do jogador à torcida. Ou seja, primeiro o clube queimou a novidade dois dias antes do evento. Depois, não realizou qualquer ação para tornar sua apresentação durante a noite de ontem um fato marcante.

Além disso, o elenco do clube passou por um verdadeiro desmanche, perdendo nomes que haviam caído no gosto da torcida. Chega a parecer que a apresentação de Marinho no evento foi feito às pressas para ter o que apresentar.

Terceiro Uniforme
Por qual razão um clube que está apresentando a equipe para a temporada que se inicia usa tal evento para apresentar o terceiro uniforme? Para muitos, o terceiro uniforme sequer pode ser considerado oficial. Difícil entender. Então o que vimos ontem não é o que será o Vitória ao longo de 2016, pois, o clube não tem ainda nem mesmo o uniforme oficial para esta temporada que já começa neste final de semana.

Mais, o terceiro uniforme é uma ação planejada para atrair mídia, e principalmente, para alavancar a venda de camisas na segunda metade do ano. Normalmente são lançados no segundo semestre, quando os torcedores já adquiriram seus padrões 1 e 2. Por que queimar este trunfo logo no início do ano, e antes dos uniformes oficiais? Vem um quarto uniforme por aí, ou o clube ficará boa parte da temporada com os padrões do ano anterior?

Outra questão que fica é: porque lançar o terceiro uniforme quase dois meses antes dele está disponível nas lojas? Espero que o clube tenha planejado novas ações para manter o interesse neste uniforme até o início das vendas, ou cairá no esquecimento. O que salvou foi o início das pré-vendas, mas, vamos esperar para ver quantas pessoas vão adquirir agora algo que só estará disponível em dois meses.

Outra vez parece que o clube correu para ter o que apresentar.

Pós-Evento
Hoje pela manhã, um dia após o evento percorri sites de notícias locais e sites esportivos nacionais. Os sites foram: Bahia Notícias, Correio da Bahia, A Tarde, Tribuna da Bahia, Futebol Bahiano, Galáticos Online, ESPN, SPORTV (que transmitiu o evento), Globo Esporte, Lancenet, Placar.

A última consulta foi feita às 11h55. Podem acessar e verificar.
Notarão que há pouco destaque para o evento em si. A maioria dos sites trata apenas da partida e do resultado. Foi difícil também encontrar imagens e vídeos do evento.

O Atarde foi o único em que encontrei uma galeria de imagens. Acessem aqui: Galeria de Imagens Vitória x Tianjin Quanjian. Há apenas fotos aleatórias dos jogadores em campo, do evento preliminar... nada.

Nem mesmo o site oficial do clube deu muita atenção para o evento. Tentei encontrar imagens de Dona Altina Lyra dando o pontapé inicial, mas, continuo sem saber quem é esta simpática senhora rubro-negra.

A bronca do Vice-Presidente rendeu mais destaque. E este acabou sendo um dos saldos do evento: uma pagação nacional que mancha a imagem dos torcedores do clube.

Conclusão

O sr. Manoel Matos deve desculpas à torcida. O que se ver é que a torcida do Esporte Clube Vitória é maior do que ele entende que seja. Parabéns, rubro-negros. O público presente ontem superou o que o trabalho de divulgação do clube fez por merecer.

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