quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A Copa do Nordeste dos sulistas

Comentários
Hoje, uma rodada da Copa Sul-Minas e Rio deve estar acabando. Não sei o público dos jogos, não me interesso pelos clubes dessa região. Porém, o fato é que eles também estão vencendo as federações de seus estados (leia a CBF e a Ferj) para buscar uma alternativa aos seus campeonatos regionais deficitários. Campeonatos regionais que agradam muito aos chefes de federações que mantém com a CBF uma espécie de feudo da esculhambação nacional. 

Aqui na nossa região alguns dirigentes anos atrás batalharam na justiça contra a CBF pela realização da Copa do Nordeste e ganharam a parada. Entre os dirigentes visionários da Copa do NE estava um dirigente baiano. Não vem ao caso especular sobre a autoria do feito agora, mas vale ressaltar a obra de garra desses nordestinos cabras da peste que lutaram contra a oligarquia das federações regionais nordestinas e a CBF. Enfim, o triunfo foi dos nordestinos e a Copa do NE é uma realidade anterior a Copa Sul-Minas-Rio, que quer o sucesso de público e rentabilidade da Copa do Nordeste.

Por aqui na minha Bahia o campeonato baiano começará para o Bahia neste domingo contra o time de Juazeiro. Time que jogará em Salvador porque não tem estádio. Obviamente um coadjuvante o Juazeirense e outros clubes baianos em contra-ponto a Bahia e Vitória, que com sua rivalidade ainda sustentam um campeonato fraco tecnicamente e que desperta pouco interesse dos torcedores. O torcedor que gosta de futebol não abre mão de bons espetáculos, por isso o campeonato baiano será a cada ano um produto menor em face da Copa do NE.

Uma forma de combater as federações estaduais nordestinas seria a auto-organização da Copa do NE com primeira e segunda divisão nordestinas, assim poderíamos achar uma vaga para o arqui-rival na Bahia, que hoje só disputará o "forte" campeonato baiano. Uma pena que os grandes clubes baianos, o Bahia e o Vitoria ainda aceitem a chancela da FBF, do contrário poderiam se livrar desse entulho autoritário do nosso futebol e fortalecer competições de melhor nível técnico como a Copa do NE e um campeonato brasileiro com mais clubes na 1ª divisão e na 2ª também.

Nenhum comentário :

Postar um comentário