quarta-feira, 1 de julho de 2015

Começa nesta quarta-feira a 8ª Copa 2 de Julho

Comentários
O time Sub-15 do Flamengo - um dos 40 que participam da competição - foi o primeiro a desembarcar em Salvador, nesta terça-feira (30). O rubro-negro carioca abre o torneio contra o Esporte Clube Bahia, às 15h desta quarta (1º), no Estádio de Pituaçu. As equipes do Cruzeiro e Palmeiras também desembarcaram na tarde de hoje.

A Copa 2 de Julho é uma das principais vitrines do futebol brasileiro. Segundo a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), mais de 40 atletas já conseguiram um contrato profissional após participarem da competição. Nomes como o atacante Kennedy, que está deixando o Fluminense para acertar com o Chelsea, da Inglaterra, e o volante Denílson, emprestado pelo Arsenal para o São Paulo, entre muitos outros, ganharam projeção nacional e até internacional após o torneio.

Para o treinador do infantil do Flamengo, Ramon Lima, a Copa 2 de Julho tem grande importância para o desenvolvimento dos atletas. “Os jogadores são muito jovens. O nosso mais velho esse ano tem 14 anos. É muito bom para eles terem essa oportunidade de disputar com as principais equipes do Brasil. É uma experiência interessante para que os atletas continuem a se desenvolverem”.

Desenvolvimento

Esta é a primeira vez que o atacante Nicholas Mendonça, 14 anos, participa de uma competição fora do estado do Rio de Janeiro. O rubro-negro não esconde a empolgação em disputar a Copa 2 de Julho. “Quero muito me tornar profissional e tenho certeza que vou aprender muito para isso. A maturidade de jogar em outros campeonatos é enriquecedora”.

A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Para o representante da Excelência Esportiva da Sudesb, Rui César Mendes, a iniciativa contribui para o desenvolvimento do esporte e, sobretudo, da economia baiana.

“Todas as cidades que recebem os jogos da Copa 2 de Julho têm uma movimentação não só em termos esportivos. Há uma movimentação financeira também. A competição ajuda a fortalecer a hotelaria, o setor da alimentação, lavanderia, entre muitos outros ramos. Além disso, gera demanda para árbitros de futebol da Federação Baiana de Futebol”, ressalta Rui César.

Competição

Considerada uma das maiores competições da categoria no país, a Copa 2 de Julho será realizada, este ano, na categoria Sub-15. Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Atlético (MG), Santa Cruz (PE), Sampaio Correia (MA), Moto Clube (MA) e CRB (AL) encabeçam a lista dos times que, junto com Bahia e Vitória, além de outras equipes baianas, buscam o título.

O torneio está dividido em oito grupos de cinco. Na primeira fase, cada equipe disputa jogos entre si, em turno único, dentro de cada grupo. Os dois melhores se classificam para a fase seguinte. Salvador, Mata de São João, Dias D'Ávila, Feira de Santana, Inhambupe, Rio Real, Aporá, Simões Filho, Madre Deus, Saubara, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas Camaçari, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues são as 15 cidades onde as partidas serão disputadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário