O episódio triste de vaiarem o hino chileno mostra muito não sobre a falta de educação formal, pois ali a maioria tinha ótimas condições de vida e freqüentaram boas escolas. Na verdade, a vaia no Mineirão ao hino chileno reflete a baixa educação política dos brasileiros.
Não foi a primeira vez que aconteceu tal deslize, e provavelmente voltará a acontecer. A educação política que falta no Brasil pressupõe a capacidade de respeitar alguns protocolos sem os quais no Brasil não se pode viver bem, principalmente quando reduzem a atividade política a uma categoria inferior das atividades humanas.
Sim, fazemos política quando vaiamos um hino de um outro país numa solenidade. Mostramos o quanto somos indiferentes a política como ensaio para nos reunirmos e ouvirmos o direito que os outros convidados manifestem suas identidades dentro dos atos protocolares. Atos que aqui são muito desdenhados e pouco observados.
Se tomamos como exemplo o nosso dia a dia veremos como vigora a moral dos "barraqueiros" e de quem não consegue entender que viver em sociedade pressupõe entender um pouco de política. Quem desrespeita professor, fura fila, dirigi como animal, estaciona em vaga reservada para pessoas portadoras de necessidades especiais, não pode de fato reconhecer protocolos mínimos de civilidade ao respeitar o hino nacional de outro país numa solenidade.
Nenhum comentário :
Postar um comentário