Logo após conquistar o título do campeonato baiano, o Bahia iniciou sua caminhada no Brasileiro e começou bem a competição, conquistando 07 pontos nas primeiras 4 rodadas, desempenho que o levou a figurar no G4 da Série A.
Também classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o Tricolor perdeu alguns atletas importantes, com lesões atípicas e com longos períodos de afastamento.
O primeiro a se lesionar foi o lateral Diego Macedo, titular absoluto, que sofreu uma lesão no ombro na partida contra o Figueirense, no dia 27/04.
O ala era um dos destaques da equipe e foi submetido a uma cirurgia, que o afastaria dos campos por um período de 45 dias.
No dia 04/05, data do último triunfo tricolor, contra o Botafogo, foi a vez de perder Rhayner, eleito o melhor atacante do campeonato baiano e peça fundamental no esquema do técnico Marquinhos Santos.
O atleta sofreu uma fratura na coluna e o período de afastamento foi de 30 a 60 dias.
Quatro dias depois, dia 08/05, foi a vez de Lincoln, que vinha sendo considerado o “maestro” do meio de campo tricolor. Diante do América-MG, pela Copa do Brasil, o jogador machucou o joelho e a previsão inicial de retorno foi 45 dias.
Coincidência ou não, depois da lesão do terceiro titular, o Bahia empatou 02 jogos e perdeu 04. Neste período, o único triunfo foi contra o América-MG, pela Copa do Brasil,no dia 14/05.
Neste período, outros atletas sofreram lesões menos graves, mas que acabaram desfalcando a equipe em alguns jogos como foram os casos de Guilherme Santos, Pittoni, Roniery e Rafinha.
Nesta conta, ainda estão o goleiro Omar e o lateral Galhardo, que já estão afastados desde o estadual, mas que fazem falta, já que poderiam ser opções para o técnico tricolor.
Em algumas partidas do Brasileiro, o Bahia chegou a contabilizar 09 desfalques.
Na partida de ontem, contra o Sport, foram 07( Omar, Galhardo, Diego Macedo, Uelliton, Lincoln, Rhayner e Rafinha).
Diante deste quadro, a parada do campeonato para a Copa do Mundo será de grande utilidade para o Esquadrão, já que este período servirá para recuperar os atletas lesionados.
A previsão do departamento médico é que no retorno do Brasileiro, no dia 16/07, contra o São Paulo, todos atletas que estão afastados estejam prontos para jogar.
Confira o o estado atual de cada jogador lesionado:
Omar – Já está recuperado da cirurgia no joelho e na transição da academia para o campo. Já estará a disposição no dia 19/06;
Diego Macedo – Já não usa a tipoia no ombro, iniciou a fisioterapia e está liberado para corrida leve. No dia 19/06, deve treinar com o grupo, mas precisará fazer um recondicionamento físico;
Galhardo – Recuperado da cirurgia no pé direito, já está trabalhando na academia e fazendo treinos físicos no campo. No dia 19/06, será incorporado ao grupo;
Uelliton – Sofreu um estiramento muscular na coxa grau 2, mas já treina na academia. Estará à disposição no dia 19/06.
Lincoln – Já retirou o imobilizador do joelho e está fazendo fortalecimento muscular. No dia 19/06, deve treinar com o grupo, fazendo trabalho de recondicionamento físico, associado a fisioterapia. Vem surpreendendo na recuperação e deve retornar antes do prazo estabelecido.
Rafinha – Se recupera de um entorse no tornozelo, sem lesão, Estará a disposição no dia 19/06.
Rhayner – Já não sente dores. No dia 19/06, fará uma nova tomografia para verificar se a fissura na coluna já calcificou. Assim que for liberado, precisará fazer um trabalho de recondicionamento físico.
Nenhum comentário :
Postar um comentário