quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vamos mudar, Vitória!

Comentários
A temporada de 2012 chegou ao seu final. O Vitória conseguiu seu principal objetivo do ano: Acesso a Série A do Campeonato Brasileiro. Logo após a conquista, a direção do clube iniciou um processo de reformulação do elenco. Jogadores titulares foram dispensados ou não renovaram seu vinculo com o clube. Entendo o processo que o clube vive, mas é necessário uma mudança de pensamento na hora de montar, mais uma vez, todo o elenco da próxima temporada. 

A primeira mudança é o foco em títulos. O principal objetivo de qualquer clube grande. O Rubro Negro não conquista nada desde a Copa Nordeste de 2010 quando venceu o ABC. Caso passe 2013 sem conquistas, o Leão estará igualando um recorde negativo que não ocorre desde a década de 80. Fora o fato da direção passar todo o triênio de mandato sem levantar nenhuma taça (o mandado de Alexi Portela vai até dezembro de 2013). 

A segunda mudança é na politica de formação do elenco. Ao imaginar o Vitória de 2013 e contando apenas com atletas com contrato firmado com clube, temos o seguinte time: Douglas, Nino, Gabriel, Reniê e Mansur; Ananias, Michel, Willie e Leilson(Arthur Maia); Marquinhos e Dinei. 

 O time acima, não se assuste torcedor, ainda será remodelado com as contratações e indicações do novo técnico. Caio Jr chegou e recebeu carta branca da direção para a montagem do elenco e tem a missão de levar o rubro negro a um patamar acima. O alto investimento do Vitória em sua contratação, especula-se R$ 3,6 milhões por ano e sexto técnico mais bem pago do Brasil, faz jus a esse objetivo. Quem investe valores tão altos em um treinador tem e deve cobrar. Se contentar apenas em disputar o titulo do Baiano e ser figurante no Campeonato do Nordeste, Copa do Brasil e brigar na parte de baixo da tabela no Campeonato Brasileiro não justifica tamanho investimento. 

Claro que Caio precisará de material humano para cumprir esses objetivos. E ai entra a terceira mudança: investimento. Um clube que almeja algo mais do que estadual precisa investir. Hoje o Vitória conta com 19 jogadores no elenco e há carência em todas os setores. A direção do clube sempre promete reforços pontuais mas sempre anuncia a chegada de um pacotão de jogadores. Só para ter como base, em 2012 foram contratados 27 jogadores e apenas três se firmaram como titulares. A margem de erro é altíssima É necessário que nessa nova formação se dê oportunidades aos garotos da divisão de base. Oportunidades mesmo, sequencia de jogos e não somente partidas pontuais. Gustavo, Josué, Gabriel, Alan Pinheiro devem se juntar a Willie e Mansur e serem integrados ao elenco principal. Não digo para serem titulares mas entre contratar um “Ananias” da vida , com todo respeito ao jogador, aposto em Gabriel Soares, capitão da equipe Sub 20. 

A quarta mudança é na transparência. O Vitória vive uma verdadeira escuridão administrativa. Os balanços financeiros divulgados são aprovados pelo conselho mesmo contendo erros inexplicáveis (clique aqui e veja a analise feita pelo MSMV). Outro detalhe é a falta de prestação de contas do Vitória S.A, empresa que o Esporte Clube Vitória é dono e que transferiu boa parte da dívida acumulada nos últimos anos. Quando essa bomba estourar, o clube terá um grande problema nas mãos.

Outro ponto é que por alguma razão, o Clube não divulga a lista e nem o número de sócios. Fator importante para a transparência, já que, 2013 é ano de eleição e todos nós sabemos como ocorreu a fatídica eleição de 2010 onde os sócios foram barrados na porta e não puderam votar. Isso para não falar do estatuto que foi reformado em 2008 e protege os grandes grupos políticos na continuidade do clube e impede o surgimento de novos grupos de oposição. Portanto torcedor, desejo a todos um Feliz Ânimo Novo e que em 2013 possamos ter forças para apoiar o time os 90 minutos e cobrar a diretoria em tempo integral. 

Vamos mudar, negô! 

* Gerson Souza é gerente de projetos da Gorila Comunicação, Editor do leaodabarra.com, Coordenador de comunicação do Movimento Somos Mais Vitória e Rubro Negro desde o gol de Arthurzinho no BAVI de 92 quando o Leão da Barra atuava com 9 jogadores e foi campeão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário