Em Fortaleza, nesta quinta-feira, será lançada oficialmente a 10ª edição do Campeonato do Nordeste, agora integrado ao calendário oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), envolvendo os 16 clubes melhores colocados nos campeonatos estaduais, e com apoio da Rede Globo de Televisão e do Canal Interativo. O campeão receberá prêmio em dinheiro – o valor ainda não está definido.
O presidente do Vitória, Alexi Portela Júnior, principal defensor para o retorno do Campeonato do Nordeste, interrompido em 2010, estará presente ao lançamento juntamente com o vice Carlos Sergio Falcão.
O pontapé inicial será no dia 20 de janeiro com a partida entre Vitória, o ultimo campeão e reconhecido recentemente como pentacampeão da competição - a Taça José Américo de Almeida Filho conquistada em 1976 foi reconhecida pela CBF como equivalente ao atual Campeonato do Nordeste – e o adversário que será definido no sorteio nesta quinta-feira.
Com a volta da competição, o presidente frisa a sua importância “Além de reacender a rivalidade entre os clubes da região dentro do campo, o Nordestão vai voltar a representar uma receita extra, que vai nos ajudar a montar equipes mais competitivas para entrarmos fortalecidos nas competições nacionais”.
Alexi destacou, ainda, que a volta do Nordestão dará mais visibilidade aos clubes da região. “O campeonato trará mais visibilidade não apenas para o Vitória, e sim para os demais clubes da região, além de instigar a volta da rivalidade entre os grandes do Nordeste, que é tão importante para o crescimento dos nossos times”.
A Rede Globo transmitirá um jogo por semana para a região Nordeste e o Canal Esporte Interativo dois jogos por semana para todo o Brasil. “Alexi tem sido uma liderança importante e um exemplo importante para todos, mostrando que se faz futebol pensando para frente, no futuro. Alexi sempre tem o objetivo de posicionar os clubes do Nordeste no lugar de destaque que eles merecem no cenário nacional”.
O sistema de sorteio terá como inspiração a Liga dos Campeões da Europa. Assim, os clubes serão divididos em quatro potes. No 1 estarão os cabeças-de-chave que serão Vitória (BA), Bahia (BA), Sport (PE) e Santa Cruz (PE), que são os clubes mais destacados no ranking histórico da CBF.
No pote 2 estarão Ceará (CE), Fortaleza (CE), América (RN) e CRB (AL). No terceiro farão parte os times do ABC (RN), Confiança (SE), Campinense (PB) e ASA (AL), e finalizando no quarto e último pote, Itabaiana (SE), Salgueiro (PE), Sousa (PB) e Feirense (BA).
Cada clube jogará seis vezes na primeira fase, três em casa e três fora, e os dois melhores de cada grupo avançam para a fase mata-mata até o campeão ser reconhecido.
Os clubes do mesmo estado não poderão figurar no mesmo grupo. Caso isso ocorra durante o sorteio o clube será passado para chave seguinte.
Nenhum comentário :
Postar um comentário