"Tu lutas com galhardia, com lealdade e valor. De toda luta e porfia, sempre serás vencedor". Como já diz a estrofe do seu hino, foi a persistência que marcou o Botafogo Sport Club nos seus 97 anos de trajetória no futebol.
Fundado em 1º de novembro de 1914, o alvirrubro baiano sempre esteve entre os maiores clubes do Estado. Na primeira metade do século XX, foi considerado "pedra no sapato" para Bahia, Ypiranga e Galícia, até então seus principais adversários.
Mas, sua história de luta não se resume apenas ao reconhecimento dos rivais. Durante esta trajetória, o "Mais Simpático" ostentou o título de Campeão Baiano da 1ª Divisão por sete anos. A conquista da Taça nos anos de 1919, 1922, 1923, 1926, 1930, 1935 e 1938 levou o Diabo Rubro ao patamar de 4º maior detentor de títulos do Estado.
Os seis títulos do torneio início, a conquista dos Torneios Bernardo Spector, de Aspirantes e o Baianão Juvenil completam a invejável sala de troféus. Porém, não é só de glórias que se vive um clube.
Em 1990, o Botafogo caiu no esquecimento. Foram 21 anos longe dos gramados até que, em 2011, a agremiação, que sempre esteve presente nos corações dos seus torcedores, saiu do anonimato.
Naquele ano, disputou a 2ª Divisão do Baianão, mas não obteve sucesso. Perseverante, em 2012 voltou a se inscrever para a competição e, desta vez, começou a trilhar uma nova caminhada. Continua aqui
Nenhum comentário :
Postar um comentário