Passados 30% do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, o Bahia, que após 7 anos conseguiu retornar para a elite do futebol, apresenta um desempenho tão ruim que lembra suas piores campanhas que resultaram nos dois rebaixamentos da série A de sua história.
Os 12 pontos conquistados nos 12 jogos disputados, frutos de apenas 2 vitórias e 6 empates, resultam em um aproveitamento de 33%. Em nenhum dos campeonatos brasileiros de pontos corridos um time conseguiu não ficar entre os 4 últimos com 33%. Até com 40% não é garantido a permanência na elite.
A campanha do Bahia em 2011 está bem próxima de quando ele conheceu a primeira vez o desprazer de um rebaixamento. Na 12ª rodada do campeonato brasileiro de 1997 foram 11 pontos conquistados com também apenas 2 vitórias, o colocando na vice-lanterna, a frente apenas do União São João. Apesar do começo um pouco pior, o tricolor chegou a se recuperar no meio do torneio, e se conseguisse apenas 2 pontos ao longo dos últimos 6 confrontos teria escapado da primeira grande humilhação de sua história, no entanto uma seqüência de 5 derrotas, e um empate sem gols na última rodada jogando em casa contra o Juventude fez com que o pesadelo tornasse realidade, sendo rebaixado com 34,7% dos pontos disputados.
Em 2003 o começo foi até melhor, com 15 pontos conquistados nas primeiras 12 rodadas, o que garantia a 15ª colocação dentre os 24 clubes. Mas com a queda do rendimento, e com goleadas humilhantes como o 6 a 0 do Flamengo e duas derrotas de 7 gols na Velha Fonte, o clube acabou caindo pela segunda vez com o mesmo aproveitamento que está hoje. O grande detalhe é que ainda poderia ter escapado na última rodada, mas a implacável derrota de 7 a 0 apenas ratificou a queda anunciada, e como último colocado da competição.
Ainda falta muito apito até sabermos se a sonhada permanência na elite vai se concretizar, mas o time precisa sair do quase e começar a vencer seus compromissos, principalmente jogando em seu mando de campo, onde o jejum já está incomodando muito.
O próximo jogo será o melhor momento para que essa vitória seja conquistada permitindo uma afirmação do elenco perante sua torcida e perante o campeonato. Domingo faz 105 dias da última vitória do Bahia em seus domínios, 2.824 da ultima vitória em Salvador pela primeira divisão, e 14.190 dias da última vitória diante do seu rival Figueirense. Está na hora de quebrar todos esses tabus e trazer um pouco de paz para sua torcida, e provar que o clube tem condições para não temer o retorno imediato a série B.
VICTOR HUGO
Nenhum comentário :
Postar um comentário