sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E.C.VITÓRIA: CHEGA DE DESCASO!!!

Comentários
Oficialmente, o futebol brasileiro começa a abandonar o amadorismo no início da década de 30 do século passado, mais exatamente no dia 12 de março do ano da graça de 1933, quando se realiza o clássico entre São Paulo 5 x 1 Santos. O curioso é que autor do primeiro gol nesta partida foi exatamente Arthur Friedenreich, que era contrário à profissionalização. Aliás, por conta deste processo modernizante, ele acaba abandonando a carreira dois anos depois.

Pois bem.

Passados exatos 60 anos, em 1993, entrava em vigor a Lei Zico, que tratava do tema da profissionalização, possibilitando o surgimento dos clubes-empresas. Tal legislação foi substituída pela Lei Pelé, em 1998, que também já foi modificada algumas vezes no artigo 27, o que versa especificamente sobre o tema.

Como pode se notar, o profissionalismo no futebol brasileiro nasceu e permanece sob o signo da contradição.

E no NOSSO Esporte Clube Vitória esta questão da profissionalização chega ao paroxismo, à exacerbação. Afinal, o Clube é presidido por uma pessoa que atua exatamente na área EMPRESARIAL, mas que, independentemente de sua boa-fé e seriedade, age com um AMADORISMO e falta de planejamento inacreditável.

É fato que não se pode reproduzir fielmente para o futebol o modelo de gerenciamento de empresas porque nas quatros linhas há um nível de incertezas muito maior do que em outras áreas. Além disso, apesar de ter se tornado um grande e lucrativo negócio, o futebol não é apenas um negócio, pois envolve algo subjetivo como paixão. E paixão não é um produto que pode ser encontrado e descartado nas prateleiras da vida.

Continue lendo excelente texto de Franciel Cruz, clicando aqui.


Vitória caiu uma posição na tabela

Pelo complemento da 22º do Brasileiro da Série A nesta quinta-feira. Vasco e Avaí ficaram em 1 x 1, no Estádio de São Januário. Ramon abriu o placar para os cariocas, enquanto Caio marcou o gol dos catarinenses. Com o empate, o Avaí, surrupiou a 15º posição do Vitória, que segue próximo da zona de rebaixamento, com 25 pontos, na 16ª posição. O Atlético-MG, primeiro time dentro da “turma da degola”, tem 21. O outro jogo da rodada, São Paulo “Cheio de Jorges Wagners” decepcionou seus torcedores no Morumbi, quando foi engolido pelo Internacional e perdeu, por 3 a 1, no encerramento da 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja os gols do complemento da 22º Rodada (Série A)

Vasco-RJ 1 x 1 Avaí-SC
São Paulo 1 x 3 Internacional-RS

Nenhum comentário :

Postar um comentário