terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dupla BA x VI: Os nossos japoneses… vêm aí!

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A matéria abaixo é do mais novo BLOG na praça, trata-se do IGOL, do jornalista Darino Senna, que começa abordando o mais novo patrocínio da dupla Bahia e Vitória. Como curiosidade, e dando uma pequena amostra do oceano que separa o futebol Nordestino e do futebol do Sul, vale lembrar que Santos recusou, no inicio do ano, a proposta apresentada pela Semp Toshiba para renovação do contrato de patrocínio de camisa.

A empresa ofereceu acordo de três anos, no valor total de R$ 24 milhões, sendo R$ 7 milhões em 2010, R$ 8 milhões em 2011 e R$ 9 milhões em 2012. O clube paulista queria 12 milhões por ano, sendo que em 2012 com valores maiores por ser o ano do centenário do clube. Aqui mesmo, com patrocínio menor (na manga da camisa), vamos aceitando 80 contos de réis e ainda levantamos as mãos para o céu.

Bahia e Vitória devem anunciar ainda esta semana contrato de patrocínio com a nipo-brasileira Semp Toshiba, fabricante de eletrônicos, especialmente televisores. O acordo tem duração de um ano e vai render a cada clube R$ 80 mil mensais. A marca do anunciante será exposta nas camisas oficiais de jogos, na região do omoplata dos atletas, um pouco acima do escudo e próximo à gola.

Trata-se de um excelente negócio para a dupla, levando-se em conta a realidade dos patrocínios no futebol baiano. Para se ter uma ideia, a principal propriedade de exposição dos nossos dois maiores clubes, a parte da frente de suas camisas oficiais, está rendendo R$ 100 mil reais, pagos pela construtora OAS. Ou seja, o acordo com a Semp, por um espaço cuja visibilidade é consideravelmente menor, a diferença é de apenas R$ 20 mil/ mês a menos. Boa negociação.

As cifras da Bahia, porém, ainda estão distantes das do mercado nacional. Para ilustrar, cito que o Corinthians recebe da Batavo cerca de R$ 28 milhões/ ano só pelo espaço principal de sua camisa, ou seja 23 vezes mais do que tricolores e rubro-negros.

Nos últimos dois anos a Semp Toshiba veiculou as marcas de seus produtos na frente da camisa do Santos por R$ 8,5 milhões/ ano. Não houve renovação porque o peixe achou o valor muito baixo em comparação ao que seus colegas grandes paulistas recebem. E os cartolas da Vila agiram de forma correta, valorizando seu produto. Palmeiras e São Paulo ganham de Sansung e LG, seus principais patrocinadores, por baixo, cerca de R$ 15 milhões cada um anualmente.

Para Bahia e Vitória, a Semp, que ficou famosa com o slogan “os nossos japoneses são mais criativos que os outros”, gastará em 2010 pouco mais de R$ 1,9 milhão.

Insinuante

Bahia e Vitória conversam com a Insinuante para que a gigante baiana volte a estampar a marca em suas camisas, a exemplo de 2009. O problema é que a empresa quer o mesmo local onde esteve no ano passado - a frente dos uniformes, na região do peito. Só que o espaço agora é exclusivo da OAS.

Os clubes oferecem outras opções, como o calção. O valor do patrocínio em 2009 foi de aproximadamente R$ 35 mil mensais. Na atual situação financeira dos nossos times, a grana faz falta, e muita.

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