O Rio Branco foi fundado na noite de 8 de Junho de 1919. O nome Rio Branco é (em louvor à cidade e ao Barão do Rio Branco) e as cores vermelho e branco. O clube tem estádio próprio inaugurado em 8 de junho de 1929, em um terreno oferecido pelo fundador do Clube que na época era o chefe de Polícia local, José Francisco de Melo.
Estrela Solitária
Nas décadas de 30 e 40, o Rio Branco reinava absoluto no futebol do Acre, conquistando nada menos do que 13 títulos estaduais consecutivos, entre 1935 e 1947, sendo doze deles organizados pela LAET e o primeiro campeonato organizado pela Federação de Futebol do Estado do Acre (FFEAC) (criada em 24 de janeiro de 1947).
A Maior Conquista – Copa Norte
O ano de 1997 ficou marcado como o ano da principal conquista da história do clube: a Copa Norte. Após estrear na competição com um empate sem gols com o Ji-Paraná-RO, o Rio Branco passou por Baré-RR (1x0), Independência (1x0) e goleou o Nacional-AM (4x1), garantindo o primeiro lugar em seu grupo e, conseqüentemente, a vaga para a final.
O adversário da decisão foi o Clube do Remo. No primeiro jogo, no José de Melo, um empate sem gols. Na decisão em Belém, o Rio Branco não tomou conhecimentos do time mandante e venceu o Remo em pleno Estádio Mangueirão pelo placar de 2 a 1, com gols de Palmiro e Vinícius. A conquista permitiu que o Rio Branco fosse a primeira equipe do Acre a disputar uma competição sul-americana: a Copa Conmebol. Também em 1997, o clube conquistaria o Campeonato Acreano e terminaria na décima primeira colocação na classificação geral da Copa do Brasil.
A Maior Vitória
No dia 20 de abril de 1993, o São Paulo Futebol Clube esteve em Rio Branco com seu time reserva, para a disputa das Oitavas-de-Final da Copa do Brasil contra o Estrelão. Enquanto isso, o time principal disputava a Taça Libertadores da América, competição na qual se tornaria bicampeão.
Dias antes do confronto, a equipe paulista havia vencido o Sergipe por 4x3. Chegou como favorito e com a certeza de que iria golear o Rio Branco em sua própria casa. Entretanto, apesar da arbitragem ter deixado de marcar dois pênaltis a seu favor, o Rio Branco venceu por 1 a 0.
Títulos Estaduais – 24 Títulos
Estádio – José Melo
Capacidade – 20 mil pessoas
Ranking da CBF – 94º
Time-base: Marcus Vinicius, Ley, Ico, Donizete e Esquerdinha; Zé Marcos, Ismael, Neném e Testinha; Juliano César e Marcelo Braz.
Técnico - Técnico: João Carlos Cavallo.
Como chegou até aqui.
1º fase
Jaruense 1X1 Rio Branco
Rio Branco 1x0 Fast
São Raimundo 2x2 Rio Branco
Rio Branco 5x1 São Raimundo
Fast 0x0 Rio Branco
Rio Branco 6x1 Jaruense
2ª fase
Sampaio Corrêa-MA 3x2 Rio Branco
Rio Branco 3x2 Tuna Luso-PA
Imperatriz-MA 2x0 Rio Branco
Rio Branco 1x0 Imperatriz-MA
Tuna Luso-PA 1x1 Rio Branco
Rio Branco 2x0 Sampaio Corrêa-MA
Nenhum comentário :
Postar um comentário