terça-feira, 12 de abril de 2016

Rômulo, craque de bola, mas o emocional atrapalha

Comentários
Logo após o triunfo do Bahia contra o Fluminense no último sábado,  segmentos da torcida do organizada do Bahia fizeram um protesto contra o jogador Rômulo e até a noiva do rapaz acabou entrando no samba, sobrou também  para o presidente Marcelo Santana, que dizem que precisou do “alivio” da Polícia Militar para sair do estádio, mas essa segunda parte do protesto ainda que completamente descabida, irresponsável e inconsequente não interessa agora. Além disso, fora os reclames da torcida BAMOR, que, aliás, nega tudo aqui existem aqueles que acreditam que o jogador cria da base tricolor “também é vitima da própria direção do clube que insiste em colocar o jogador à disposição no grupo para temporada quando ainda não reúne condição para tal"

"Sofre desgaste continuado e uma exposição excessiva num momento ruim que poderia ser evitada sem prejuízo para o clube ou próprio jogador de pode ser útil lá na frente", como disse no comentário o Dalmo, no post que tratou do assunto, por exemplo.

Penso completamente diferente. O Rômulo é um meia esquerda que atualmente no futebol brasileiro é difícil de encontrar. Tem boa técnica, uma canhota de tiro curto, lançamentos longos e uma visão de jogo diferenciada.

Explico


Penso que ele ainda não esteja pronto para assumir uma titularidade atual, até porque o time hoje, apesar de não ter esse meia "nato" , utiliza muito bem o Juninho (mesmo destro) que se encaixou de forma efetiva e ganhou "confiança". Infelizmente, o Rômulo ainda carrega o "ranso" de maus jogos feitos quando, ainda de forma precoce, foi lançado ao time (junto com outros da base) como solução no ano passado. Foi uma aposta bancada pela diretoria que não deu certo. Foi um erro na gestão MS (pagou caro), mas que tempestivamente (na virada da temporada), demitiu não só Comissão técnica bem como o diretor técnico.

Ele teve que repensar e acabou reformulando algumas teses que defendia. Rômulo continuou certamente com o aval da nova comissão. Não tenho procuração para defender o MS, mas não acredito que ele esteja fazendo uma má gestão para ser crucificado de forma "sistemática" e "pessoal" por grande parte da imprensa jabazeira que utiliza da "massa que boia", nisso incluo a "organizada"...

Pelo contrário, a política de se valorizar a base tem que continuar (não só para uso "interno" bem como para fazer dinheiro com 1 a 2 vendas anuais para o mercado), só assim, lá na frente, podemos ter um time competitivo e com as finanças saudáveis. Não sei se voces lembra, mas o São Paulo lá atrás, já foi "caixa de pancada", utilizando muito a base pra tornar um clube vencedor. Mas vamos continuar comentando sobre o Rômulo.

Acho sim o Rômulo, útil ao time atual. Independente que a insistência dele seja valorizá-lo para possível venda (a insistência do Jean, certamente é para venda..rsrs), tecnicamente é um cara produtivo. Poderia ser mais? Claro que sim...

Ele precisa ter mais dinâmica, vontade e menos disperso. Uma vez, até comentando por aqui, penso que não só o Bahia, mais o próprio Vice deveriam investir num trabalho psicológico mais efetivo nas suas bases. Esses clubes, deveriam priorizar esse trabalho com psicólogos.

O problema dessa dispersão do Rômulo é emocional.. Ele vem sofrendo muito com o desequilíbrio emocional (isso varia de atleta. até marmanjos não se controlam) e às vezes fica completamente desligado da partida. Tecnicamente, é um bom jogador e se trabalhado, vai ser muito útil por todas as virtudes que comentei acima.

Guardadas as proporções, ele lembra, para mim, o melhor meia esquerda atuando no Brasil que é o Ganso. Craque de bola, canhoto, bate na bola como quer...mas volta e meia fica disperso e completamente desligado do jogo. Sem dinâmica. Dizem que a não ida dele pra copa passada (aliada a contusões) deixou a cabeça "despirocada"...até hoje não se recuperou.

Concordo quando dizem que ele (sendo uma jóia) precisa ser preservado. Mas, podemos preservá-lo, mantendo no elenco e lança-lo sempre "de boa", até "ganhar a confiança" (literalmente falando). Aliás, como o Doriva que é esperto e, deve ler o seu Blog (rs), quero parabenizá-lo por assumir e "botar" de vez em quando para jogar. Sábado mesmo, ele entrou e teve uma ótima dinâmica, inclusive indo à frente (como elemento surpresa) e fazendo o gol. Quem se desloca e "pede" tem preferência e Luizinho o "assistiu", "alá messi" rsrsrs.

Flávio Andrade – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG.

Nenhum comentário :

Postar um comentário