domingo, 21 de fevereiro de 2016

São Paulo cede às pressões e vai assinar com a TV GLOBO

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O tema sobre as negociações dos direitos de transmissões do Campeonato Brasileiro de Futebol a partir de 2019, continua sendo destaque na mídia esportiva e segue com os seus desdobramentos com alguns clubes assumindo a posição já tomada, outros indicando claramente qual a via vai percorrer e a briga do Canal Esportivo e o Grupo Globosat vai se definindo

Na sexta-feira o Botafogo assumiu oficialmente que assinou com a TV Globo até o ano 2020 e diz que não recebeu qualquer proposta da concorrência. O Santos desde cedo acertou com o Esporte Interativo e na próxima terça-feira, após reunião do conselho, o São Paulo vai anunciar a renovação de contrato com a TV carioca, data que deve embolsar 40 milhões a títulos de luvas, que será usado para sanear as dividas, especialmente para pagar os salários atrasados com funcionários e jogadores.

Minha opinião é bem simples; nada vai mudar ou quase nada vai mudar, no máximo essa rebeldia de clube como Bahia Inter, Santos, Coritiba, Atlético-PR, e Santa Cruz e a entrada no circuito do Canal Esporte Interativo, pode resultar no aumento dos valores do atual contrato, fato que a reboque vai beneficiar até aqueles que hoje já estão fechado com o modelo atual, inclusive o Esporte Clube Vitória.

Questões políticas, “dinheiro emprestados” o aval para empréstimos bancários e interesses diversos vão colocar uma pedra em cima das pretensões do canal Esporte Interativo, assim como aconteceu com a TV Record que se aventurou no mesmo intuito num passado recente fracassando mesmo oferecendo uma proposta melhor. Desta vez não será diferente. São 500 milhões oferecidos pelo EI contra R$ 60 milhões da TV GLOBO. 
 

O assunto é complexo, intrincado e cheio de minúcias. Na verdade era um tema para ser tratado pelo meu amigo Dinensen que desde cedo queria saber qual seria a posição do São Paulo, que segundo ele, seria determinante.

O Blogueiro Menon detalhou neste sábado o que levou o São Paulo a recusar uma proposta menor e ainda assim, optou pela TV GLOBO. Será a pressão totalmente normal no mundo capitalista.?

A proposta do Esporte Interativo para os clubes cederem os direitos de transmissão para a tv fechada são muito maiores que a da TV Globo. R$ 500 milhões contra R$ 60 milhões. E o Esporte Interativo faz questão de dizer que são negociações diferentes. O fato de aceitar a proposta da TV fechada em nada influenciaria a negociação da TV aberta. São plataformas diferentes, independentes ente si.

Então, por que o São Paulo se recusa a aceitar uma oferta em torno de R$ 25 milhões e prefere continuar com a atual, em torno de R$ 3 milhões?

Porque a Globo, nas negociações, deixou claro que as plataformas podem ser independentes na teoria, mas não o são na prática.

Usou uma pressão totalmente normal no mundo capitalista.

Algo que pode ser resumido assim: “se você aceitar essa proposta por tv fechada, nós vamos te fazer uma oferta muito pequena para a tv aberta''.

Atualmente, o São Paulo recebe R$ 110 milhões pelo contrato de três anos. Corinthians e Flamengo recebem R$ 170 milhões. Se o São Paulo aceitar a proposta do Esporte Interativo, a diferença aumentaria muito. Não só pelo aumento das cotas de Corinthians e Flamengo, mas pela proposta indecente que seria feita ao São Paulo.

E por que o Santos aceitou? Porque já ganha muito menos. Para ele, o acréscimo vindo do Esporte Interativo valeria a pena.

Diante da realidade apresentada pela Globo – que não tem concorrência na TV fechada – não restou nada ao São Paulo senão negociar.

E o que me disseram algumas pessoas que tiveram acesso à negociação é que Ataíde Gil Guerreiro, representante do São Paulo, foi muito hábil e conseguiu dobrar a Globo em vários aspectos. A atuação de Ataíde o fortaleceu politicamente dentro do São Paulo.

O novo contrato contemplaria o São Paulo com:

1) Luvas de R$ 40 milhões, como o Esporte Interativo ofereceu.

2) Bônus pela classificação do clube, algo inaceitável até agora. Esse prêmio à meritocracia, conseguido pelo São Paulo, não será oferecido a outros clubes. A não ser que passem a lutar por ela, o que, com certeza, acontecerá.

3) Diminuição da diferença de cotas em relação a Corinthians e Flamengo.

Pesou também para a diretoria do São Paulo a tal visibilidade. Estando na Globo, é possível, segundo eles, ter um poder de barganha maior com os possíveis patrocinadores.

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