segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bahia e Fluminense de muitas emoções

Comentários
O maior jogo de futebol de todos os tempos na Bahia: Bahia x Fluminense, 1988. Eu estava lá entre os 120.000 torcedores tricolores que explodiram o estádio de confiança na força do tricolor ao final da partida. Parecíamos estar todos "possuídos" como o time de Bobô e Zé Carlos aguardando só a maior decisão de campeonato brasileiro de todos os tempos contra o Inter, era só um piscar de olhos e o Bahia estaria classificado, e foi mesmo um piscar que detonou uma virada no futebol da Bahia ao final do jogo. 

Os cariocas antes do jogo achavam que o Bahia era um time fraco, não teria condições de enfrentar um Fluminense com toda sua tradição de time de intelectuais e da nobreza carioca, políticos e artistas. Mas, ao final do jogo, ao meu piscar de olhos eu vi o Bahia chegando lá encapetado: os baianos Washignton e Bobô fazendo a diferença, um para cada lado até o desempate de Gil, o sergipano mais baiano do mundo. Mil vezes Bahia, trilhões de vezes Bahia, infinitas vezes Bahia de puro sangue tricolor baiano era o sentimento que tomava o baiano que desafiava o "eixo do mal".

Passou um tempinho, hoje o campeonato mudou um pouco sua fórmula de disputa, o Fluminense tem a seu favor uma campanha extraordinária, enquanto o Bahia vem de uma recuperação fantástica. A fórmula de disputa em pontos corridos com turno e returno favorece os times com maior receita e influência política, como o tricolor das laranjeiras. Mas, o Bahia é muito grande! Não se atemoriza o torcedor tricolor da minha Bahia sob hipótese alguma, pois para vencer o Bahia em Pituaçu terá o Fluminense que enfrentar uma multidão e a força desse time que é só vontade de guerrear, na melhor acepção da palavra.

O Bahia que estrará em campo será o mesmo que terminou a partida contra o Flamengo. O Bahia que teve as melhores chances do jogo contra os cariocas rubro-negros e ganhou o elogio do técnico adversário sobre um Bahia vibrante e destemido. Bahia que terá uma chance de mostrar para si mesmo em sua mais famosa insigne de time nordestino que és um forte, sobretudo. Não vamos deixar de emplacar o Bahia nessa nova arrancada para ser contestada pela imprensa carioca como "o jogo do returno", e o Bahia assegurando a ponta sobre o favorito Fluminense. Foi num piscar de olhos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário