Voltam os velhos problemas e nada de ninguém copiar quem leva o futebol a sério que é o caso dos gaúchos e dos paulistas. Futebol no Nordeste ainda precisa amadurecer muito. Infelizmente, torcedores são imediatistas por natureza. O Esporte Clube Bahia está em crise a anos. São tantos anos e querem que apareçam resultados da noite para o dia? Assim como no Bahia, no Vitória não é diferente. Torcedores querem vitórias, títulos, mas o Futebol de hoje é bem diferente daquele do século 20 onde o amadorismo não era tão relevante para atingir resultados. Hoje, os amadores tenderão a desaparecer e se quiserem continuar no negócio Futebol terão de se profissionalizar.
A famigerada Lei Pelé usando dois pesos e duas medidas acabou por prejudicar muito os clubes de futebol. Porém entende-se um pouco porquê. Clubes de Futebol sob o pretexto da recuperação do investimento realizado em jogadores de divisão de base, acabavam por prejudicar a carreira profissional e até mesmo o futuro de muitos jogadores quando estes atingiam a idade para profissionalização quando mostravam algum toque de genialidade com a bola.
E hoje em dia, adaptando-se à realidade do mercado futebol, aparecem empresários aos montes negociando compra e venda de jogadores. Os senhores por acaso, acham que a Traffic de um ex-jornalista está comprando e vendendo jogadores por acaso? Quantos jogadores profissionais tinha o ECV quando o senhor PC deixou o comando? Porque identificou-se como positiva até certo ponto a campanha desse ano no Campeonato Brasileiro?
Como mesmo foi demonstrado em texto anterior de Dalmo, não por acaso a folha do Vitória é menos onerosa que a do Bahia devido em parte à utilização de jogadores vindos da base. E existe a previsão de diminuir ainda mais essa folha para o ano que vem. O Futebol Baiano vai precisar amadurecer e muito se quiser continuar entre os grandes clubes e se quiser almejar algo no futebol brasileiro. O Vitória está perseguindo esse objetivo ou pelo menos tentando. Já o Bahia... Ainda pode demorar um pouco.
Portanto, é um processo inevitavelmente demorado. Não existe mágica. O que não pode acontecer é o oportunismo de algumas pessoas que enganam a massa por causa de objetivos particulares. Vocês sacanearam tanto a dupla Alexi Portela-Jorge Sampaio, porém estes conseguiram levar o Vitória diretamente da série C para a série B e da série B para a série A sem repetências. Com muito sofrimento, mas conseguiram esse objetivo.
Não dizem por aí que JS é empresário axé? Que porra um cara desse está conseguindo manter esse clube pelo segundo ano consecutivo na série A? O que têm haver Carnaval com Futebol? Absolutamente nada. Aí alguns vão dizer que o responsável é Alexi Portela porque este é rico. Porém, se não houvesse competência, vocês poderiam dizer que esse caras iriam levar esse clube para algum lugar? De jeito nenhum. Fora o fato que, assim como na era PC, existe um grupo. Existe uma equipe. E essa equipe, desde o cortador de grama até o centroavante do time profissional devem perseguir um só objetivo. Será que está havendo sintonia dentro do E.C.B nesse sentido? De manter um foco único? Podem apostar que não.
O que eles fizeram e continuam a fazer é tentar explorar a imensa paixão que os torcedores do Bahia sentem pelo seu clube, a ponto de fazer cegar os olhos da massa como um todo. Até certo ponto a tal paixão parece se tratar de algo benéfico, mas não resolve o problema. E se houver um problema estrutural, não importa a área, ou o que quer que seja, a tendência é a casa cair. E se não cair, haverá a necessidade de remendos. Quem não já viu problemas estruturais em uma casa? A depender da situação, os remendos não resolverão o problema.
Pode ser necessário derrubar para fazer uma nova construção, pois a anterior, cheia de vícios, não valerá a pena manter em pé pois os custos para mantê-la em pé serão maiores. Assim, ocorre com um clube de futebol. E na minha humilde opinião, a mudança estrutural, envolve a troca inequívoca de todas as pessoas que comandam o clube. Então, senhores torcedores do bahia. A situação para vocês não só é grave como é gravíssima. O Vitória possui uma coerência maior por não haver panelinhas internas assim evidentes ou talvez por existir mais facilidade para administrar as paixões pessoais. Portanto, repetindo o que disse mais acima, não há mágica. Aqueles que tratarem a coisa de forma séria sem amadorismos terão resultados mais cedo ou mais tarde.
MarcoSaks
Nenhum comentário :
Postar um comentário