domingo, 26 de maio de 2013

Brasileirão Série A2 – Os Concorrentes – Parte 2

Comentários
Ponte Preta – Se manteve na primeira divisão com uma campanha fraca em 2012, finalizando na 14ª posição, mas começou 2013 com ótimas apresentações, se destacando no difícil campeonato paulista (4º na fase classificatória, mas eliminado pelo campeão nas quartas), e avançando para a terceira fase da Copa do Brasil, sempre com goleadas, sem precisar de jogar a segunda partida (Eliminou o Itabaiana e o Bragantino). 

Portuguesa – Por muito pouco não volta para a segundona no ano passado, ficando na primeira posição fora da zona de rebaixamento. Teve que se submeter a segundona do estadual (tinha sido rebaixado no ano anterior), mas conseguiu subir como campeão, vencendo o Rio Claro na final. Mas não parece ser garantia de recuperação do futebol, já que pela Copa do Brasil foi eliminado na primeira fase pelo pouco conhecido Naviraiense. 

Criciúma – Voltou a elite do futebol brasileiro após alguns anos através de uma bela campanha que lhe garantiu o vice campeonato da segundona. Pelo estadual conseguiu se recuperar de um péssimo primeiro turno e conseguiu voltar a levantar a taça depois de 8 anos. Pela Copa do Brasil garantiu presença na terceira fase eliminando o Noroeste e o São Bernardo. 

Goiás – Campeão da série B de 2012 com uma campanha sólida e memorável, o Goiás conseguiu o bicampeonato Goiano nos minutos finais da decisão com um gol do ex-rubro negro Neto Baiano. Pela Copa do Brasil avançou para a terceira fase após eliminar o Oratório e o Santo André. 

Náutico – O Timbu foi o que conseguiu a melhor campanha no Brasileirão de 2012 dentre os “não grandes” nacionais. Ficou na 12ª posição com uma campanha constante e regular que salvou seus torcedores da agonia do rebaixamento. Mas 2013 não começou muito bem pois ficou mais uma vez fora das finais do estadual sendo eliminado uma fase antes, e também foi desclassificado da Copa do Brasil ainda na primeira fase pelo CRAC, que tem muito menos status e força. A copa do Nordeste sequer disputou já que não ficou entre os 3 pernambucanos no estadual de 2012. 

Este é portanto o perfil de nossos verdadeiros concorrentes. Mas nós torcedores, guiados como sempre pela emoção, vamos continuar acreditando que poderemos um pouco mais, e que nossos clubes nos dê a alegria de brigarmos por coisas mais importantes do que simplesmente fugir do rebaixamento. Na adversidade e na dificuldade é que valorizamos ainda mais nossas conquistas. E que elas venham nesse Brasileirão de 2013.


Nenhum comentário :

Postar um comentário