sábado, 2 de janeiro de 2010

Conheça os times do Campeonato Baiano 2010

Comentários
campeonato baianoO Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2010 começa no próximo dia 16 e, este ano, vem recheado de novidades. Para começar, muitas emoções estão reservadas para o "quadrangular da morte", onde as quatro piores equipes da primeira fase se enfrentam na briga para fugir das duas vagas do rebaixamento para a segunda divisão de 2011. Na fórmula de disputa da edição anterior, apenas um clube caía.

E por falar em segundona, este ano, também são dois os times que terão direito ao acesso à elite do futebol baiano. Quanto à fórmula da disputa, mais novidades. O campeonato será disputado em turno único com quatro fases: classificação, quartas-de-final, semifinal e final. A primeira fase do torneio vai contar com dois grupos compostos por seis clubes cada, totalizando doze equipes, que se enfrentam no sistema de ida e volta.

Os quatro primeiros de cada chave avançam à segunda fase da competição. Da mesma forma, as duas equipes melhores colocadas de cada grupo nas quartas-de-final, seguem na competição para a fase semifinal, em esquema de "mata-mata", até que sejam conhecidos os dois finalistas da competição, que se enfrentam na decisão marcada para o dia 2 de maio. Este ano, ao invés de subir somente o campeão da Segunda Divisão, subirão os dois primeiros colocados do torneio. Confira abaixo em matéria da Tribuna da Bahia/Vanessa Alonso os clubes do Campeonato Baiano de 2010

VITÓRIA DA CONQUISTA

O treinador Ubirajara Veiga é o comandante do Vitória da Conquista na temporada de 2010. Com sua primeira experiência no futebol baiano, a expectativa é de colocar a equipe na zona de classificação para as semifinais, que não foram disputadas no ano passado por dois pontos. Para isso, a diretoria conta também com o reforço do lateral direito Alex, que vem do Taubaté (SP) e do atacante paraibano, Roni.

CAMAÇARI

O Camaçari aposta numa equipe jovem para a disputa do Baianão Para isso, acertou a contratação de um experiente jogador para conduzir a equipe dentro do campo: o goleiro Marcelo Augusto, sob comando do técnico Sapatão, que assume os treinamentos do Camaçari pela quarta vez.

A principal contratação da equipe é o atacante Neto Potiguar. Revelado nas bases do Bahia, o jogador ajudou, em 2009, o Guarani a voltar à primeira divisão do futebol nacional. Com a aquisição, o clube espera atrair parceiros e disputar o título de campeão do estadual, já que em 2008, ficou apenas com a 7ª colocação. O elenco tem o comando do técnico Edu Lima.

FEIRENSE

O Feirense ainda segue em busca do time ideal para o Baianão de 2010. Para o técnico Zanata, a equipe vai estrear ainda sem o seu elenco montado. "Montado mesmo só lá pela terceira rodada, quando estaremos mais encorpados", afirmou. O treinador vai contar com os novo contratados Flácio (meia) e Di Sá (atacante), além de Cril, Fernando e Netão - destaques nos amistosos.

ITABUNA

Sob o comando do técnico Célio Costa, contratado no final de novembro, o Itabuna iniciou seus trabalhos em dezembro e já encarou quatro amistosos visando a preparação para o Baianão. O atacante Nem e o recém-contratado Janilson (lateral esquerdo) são os destaques.

Com um setor de ataque diversificado com Nino, Ciel, Belo e Harley, o Atlético de Alagoinhas contará também com o atacante Gilberto. Revelado nas categorias de base do Bahia, o jogador terá mais uma chance, desta vez, sob o comando do técnico Moisés Alves.

Pelo 2° ano consecutivo, o Ipitanga mandará seus jogos na cidade de Senhor do Bonfim. A equipe iniciou sua preparação para o Baianão em meio aos festejos natalinos, sob o comando de Dênis Miguel, que contará com o reforço do meia Narcísio e também do atacante Paulinho, que estava no Kwait.

FLUMINENSE

Dono do título da Copa Governador do Estado em 2009, o Fluminense chega para a temporada de 2010 de contrato renovado com o técnico Laelson Lopes. No campo, a grande promessa da equipe é o atacante Rael, que vem do futebol sergipano.

MADRE DE DEUS

A grande novidade do Madre de Deus para a temporada de 2010 é a sua parceria com o Bahia, que irá disponibilizar jogadores não aproveitados para o time, que também utilizou as instalações do tricolor para exames e treinamentos no CT do Fazendão. Entre os contratados estão o lateral direito Rogério Rios, além do goleiro Delmir, ex-Vitória, do meia Alan e do atacante Nino Guerreiro, ambos vindos do Juazeiro. Todos atuarão sob o comando do técnico Aroldo Moreira.

BAHIA

Mais uma vez o Bahia inicia o Campeonato Baiano com o objetivo de quebrar o jejum de títulos. O clube já está na fila há quase uma década e, em 2010, aposta na expressão de Renato Gaúcho e nos jogadores que ele pode trazer para tentar retomar a hegemonia estadual.

BAHIA DE FEIRA

Estreante na 1ª Divisão, o Bahia de Feira já começa na elite com uma parceria de peso. O ex-presidente do Vitória e ex-gestor do Bahia, Paulo Carneiro, é parceiro comercial do clube, com a função de intermediar a contratação de jogadores. Entre os reforços estão o zagueiro Renato Tilão e o lateral esquerdo Edson, com o comando do treinador Arnaldo Lira.

VITÓRIA

Em busca do quarto título consecutivo no Campeonato Baiano, o rubro-negro vai apostar em uma solução caseira para a competição. Depois de alguns testes realizados no ano passado, o antigo auxiliar Ricardo Silva foi efetivado na equipe e será o treinador do clube para a disputa do Estadual. Os novos contratados devem ser anunciados no dia 4 de janeiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário