O Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2010 começa no próximo dia 16 e, este ano, vem recheado de novidades. Para começar, muitas emoções estão reservadas para o "quadrangular da morte", onde as quatro piores equipes da primeira fase se enfrentam na briga para fugir das duas vagas do rebaixamento para a segunda divisão de 2011. Na fórmula de disputa da edição anterior, apenas um clube caía.
E por falar em segundona, este ano, também são dois os times que terão direito ao acesso à elite do futebol baiano. Quanto à fórmula da disputa, mais novidades. O campeonato será disputado em turno único com quatro fases: classificação, quartas-de-final, semifinal e final. A primeira fase do torneio vai contar com dois grupos compostos por seis clubes cada, totalizando doze equipes, que se enfrentam no sistema de ida e volta.
Os quatro primeiros de cada chave avançam à segunda fase da competição. Da mesma forma, as duas equipes melhores colocadas de cada grupo nas quartas-de-final, seguem na competição para a fase semifinal, em esquema de "mata-mata", até que sejam conhecidos os dois finalistas da competição, que se enfrentam na decisão marcada para o dia 2 de maio. Este ano, ao invés de subir somente o campeão da Segunda Divisão, subirão os dois primeiros colocados do torneio. Confira abaixo em matéria da Tribuna da Bahia/Vanessa Alonso os clubes do Campeonato Baiano de 2010
VITÓRIA DA CONQUISTA
O treinador Ubirajara Veiga é o comandante do Vitória da Conquista na temporada de 2010. Com sua primeira experiência no futebol baiano, a expectativa é de colocar a equipe na zona de classificação para as semifinais, que não foram disputadas no ano passado por dois pontos. Para isso, a diretoria conta também com o reforço do lateral direito Alex, que vem do Taubaté (SP) e do atacante paraibano, Roni.
CAMAÇARI
O Camaçari aposta numa equipe jovem para a disputa do Baianão Para isso, acertou a contratação de um experiente jogador para conduzir a equipe dentro do campo: o goleiro Marcelo Augusto, sob comando do técnico Sapatão, que assume os treinamentos do Camaçari pela quarta vez.
A principal contratação da equipe é o atacante Neto Potiguar. Revelado nas bases do Bahia, o jogador ajudou, em 2009, o Guarani a voltar à primeira divisão do futebol nacional. Com a aquisição, o clube espera atrair parceiros e disputar o título de campeão do estadual, já que em 2008, ficou apenas com a 7ª colocação. O elenco tem o comando do técnico Edu Lima.
FEIRENSE
O Feirense ainda segue em busca do time ideal para o Baianão de 2010. Para o técnico Zanata, a equipe vai estrear ainda sem o seu elenco montado. "Montado mesmo só lá pela terceira rodada, quando estaremos mais encorpados", afirmou. O treinador vai contar com os novo contratados Flácio (meia) e Di Sá (atacante), além de Cril, Fernando e Netão - destaques nos amistosos.
ITABUNA
Sob o comando do técnico Célio Costa, contratado no final de novembro, o Itabuna iniciou seus trabalhos em dezembro e já encarou quatro amistosos visando a preparação para o Baianão. O atacante Nem e o recém-contratado Janilson (lateral esquerdo) são os destaques.
Com um setor de ataque diversificado com Nino, Ciel, Belo e Harley, o Atlético de Alagoinhas contará também com o atacante Gilberto. Revelado nas categorias de base do Bahia, o jogador terá mais uma chance, desta vez, sob o comando do técnico Moisés Alves.
Pelo 2° ano consecutivo, o Ipitanga mandará seus jogos na cidade de Senhor do Bonfim. A equipe iniciou sua preparação para o Baianão em meio aos festejos natalinos, sob o comando de Dênis Miguel, que contará com o reforço do meia Narcísio e também do atacante Paulinho, que estava no Kwait.
FLUMINENSE
Dono do título da Copa Governador do Estado em 2009, o Fluminense chega para a temporada de 2010 de contrato renovado com o técnico Laelson Lopes. No campo, a grande promessa da equipe é o atacante Rael, que vem do futebol sergipano.
MADRE DE DEUS
A grande novidade do Madre de Deus para a temporada de 2010 é a sua parceria com o Bahia, que irá disponibilizar jogadores não aproveitados para o time, que também utilizou as instalações do tricolor para exames e treinamentos no CT do Fazendão. Entre os contratados estão o lateral direito Rogério Rios, além do goleiro Delmir, ex-Vitória, do meia Alan e do atacante Nino Guerreiro, ambos vindos do Juazeiro. Todos atuarão sob o comando do técnico Aroldo Moreira.
BAHIA
Mais uma vez o Bahia inicia o Campeonato Baiano com o objetivo de quebrar o jejum de títulos. O clube já está na fila há quase uma década e, em 2010, aposta na expressão de Renato Gaúcho e nos jogadores que ele pode trazer para tentar retomar a hegemonia estadual.
BAHIA DE FEIRA
Estreante na 1ª Divisão, o Bahia de Feira já começa na elite com uma parceria de peso. O ex-presidente do Vitória e ex-gestor do Bahia, Paulo Carneiro, é parceiro comercial do clube, com a função de intermediar a contratação de jogadores. Entre os reforços estão o zagueiro Renato Tilão e o lateral esquerdo Edson, com o comando do treinador Arnaldo Lira.
VITÓRIA
Em busca do quarto título consecutivo no Campeonato Baiano, o rubro-negro vai apostar em uma solução caseira para a competição. Depois de alguns testes realizados no ano passado, o antigo auxiliar Ricardo Silva foi efetivado na equipe e será o treinador do clube para a disputa do Estadual. Os novos contratados devem ser anunciados no dia 4 de janeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário