domingo, 24 de fevereiro de 2013

Revolta entre sócios do E.C.Bahia

Comentários
Sócios torcedores do E.C.Bahia estão revoltados com a direção do clube. SOMOS DA TURMA TRICOLOR? NÃO. AGORA O LEMA DEVERIA SER: SOMOS DA TURMA DO PRESIDENTE DO BAHIA. O desabafo é do Sr. Albino Brandão. Leia a manifestação do torcedor abaixo! 

Acho que já passou da hora da imprensa baiana abordar profundamente esse tema e até mesmo vcs levarem essa questão ao resto do Brasil. É uma vergonha o que se passa aqui. Tudo leva a uma percepção de que Salvador é o último reduto do coronelismo. Incrível isso existir aqui e toda a imprensa faz vistas grossas.

Sou sócio patrimonial do Bahia desde 1984. Este será o meu último mês nessa condição de sócio. Só sócio nº 1.500. Hoje o Bahia tem apenas 600 sócios em dia com suas mensalidades, de uma lista divulgada pelo presidente de 17 mil sócios, sem citar a situação de cada. Em quase 30 anos, absolutamente na contramão da história dos grandes clubes brasileiros, o Bahia involuiu no seu quadro social. Pior, nunca se empenhou em fazê-lo crescer, como fizeram Inter, Grêmio, por exemplo.

Por quê? Porque sócio incomoda. Sócio vota. Sócio pode destituir presidente. O que fizeram (os dirigentes do Bahia) durante esse período para se perpetuar no poder?

- Evitaram a associação dos torcedores, dificultaram, instituíram uma comissão para analisar quem pode e quem não pode ser sócio. Quase ninguém foi “aprovado”, exceto os torcedores que votam com eles;

- Tomaram conta do Conselho Deliberativo, tirando opositores, como Jorge Maia, e só nomeando pessoas do grupo. É ultrajante assistir o comportamento desses “conselheiros” nas assembleias. Via de regra ficam manuseando seus celulares e na hora de votar, sem ao menos ouvir argumentações, levantam o braço em favor da das propostas da diretoria sejam quais forem.

- Alteraram várias vezes o Estatuto, bloqueando qualquer possibilidade de ações da oposição para estabelecer o mínimo de discussão. Na última mudança de Estatuto, no início deste ano, aprovaram a constituição do Conselho Deliberativo por 300 pessoas de uma só chapa. - ou seja, a deles - com isso, garantem a aprovação de tudo; aprovaram a condição de sócio votar apenas após 2 anos de quadro associativo; aprovaram a filtragem de candidaturas para presidente. O Conselho Deliberativo escolherá 2 candidados – certamente do mesmo grupo.

– e os sócios “escolheram” um deles, por faltam de opção. E saem fazendo propaganda de que o sócio poderá votar para presidente. aprovaram a convocação de assembleia geral extraordinária por 1/3 dos sócios; aprovaram o aumento da quantidade de votos para destituição do presidente e mudança do estatuto. – passou para 3/4 dos associados; atenderam o pedido de tornar o TOB um sócio patrimonial, dispensando-se (por ser TOB) a jóia de 300,00 e pagando a mensalidade de 40,00. Prometeram, mas quando fizeram estabeleceram data limite para a dispensa da joia e aumentaram em 100% o valor da mensalidade! De 40,00 para 80,00.

Fizeram isso pq nos últimos dias, observaram o início de um movimento de “associação em massa”, e, assim, decidiram majorar a mensalidade do sócio patrimonial em 100%, passando de 40,00 para 80,00, transformando-se este aumento no segundo nos últimos 2 anos (em 2011 era 20,00 e passou para 40,00). Essa “providência”, justamente quando se acaba com a sede de praia, enterra de vez a expectativa de novos sócios patrimoniais e representa a saída dos atuais sócios, como eu, já sem benefícios quaisquer, se vê obrigado a pagar uma das maiores mensalidades de todos os clubes brasileiros.

É lógico que o pensamento da diretoria é: ninguém é obrigado a pagar... Claro, resta-nos sair no quadro associativo do Clube. E é justamente esse o objetivo: afastar os torcedores mais politizados e capazes de fazer o poder mudar de mãos. Finalizando, o Bahia é único grande clube, com uma torcida tão grande, que procura por todos os meios, até imorais, manter o torcedor restrito às arquibancadas. E vem conseguindo com a omissão da imprensa baiana. Façam alguma coisa urgentemente. A nova mensalidade deve vigorar em breve – acho que já no final de fevereiro. É a única esperança da torcida.

Um abraço!
Albino Álvaro

Nenhum comentário :

Postar um comentário