segunda-feira, 2 de junho de 2008

Barril de pólvora já está armado no Bahia

Comentários
Os indícios sugerem semana turbulenta. O treinador monta a equipe que tem, não a que quer; a diretoria anuncia publicamente seu descontentamento; o torcedor resolveu se antecipar e protestar, receoso com a possibilidade de novo descenso. No fogo cruzado, o grupo é acusado de corpo mole e, neste quadro, tem a responsabilidade de bater o Criciúma, sábado, sob pena de instalar o Bahia na zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro.

O clima fica ainda mais tenso caso a torcida decida estender o manifesto das arquibancadas do Jóia da Princesa, após a derrota para o Barueri, para as portas do Fazendão. “Estamos fazendo contatos com os torcedores de estádio, lideranças de bairros, Terror Tricolor e Povão para traçar o plano de um protesto inteligente, pacífico, mas tem gente querendo invadir. Eu segurei o pessoal, mas agora não vou mais participar disso. Quem quiser ir, que vá”, ponderou Cristovão Contreiras, diretor da organizada Bamor.

E acrescentou: “Não vamos suportar a permanência na Série B e muito menos nova queda para a Série C”. Contra o Barueri, alguns invadiram a área das cadeiras ainda no primeiro tempo, a fim de bradar olhos nos olhos da diretoria. Mas engana-se quem acredita que a irritação tem relação direta apenas com a seqüência de duas derrotas e a 16a posição na tabela. O Bahia não apresenta futebol convincente desde 2004, quando Vadão e companhia ficaram no “quase-retorno” à elite do futebol nacional.

Nesses três anos e meio, o clube experimentou descenso à Série C em 2005, permanência por lá em 2006, um raro e breve instante de alegria no retorno sofrido à Série B em 2007, além da sétima decepção estadual desde o título baiano de 2001. O suficiente para tirar qualquer tricolor do sério. Para completar, a atual crise técnica não apresenta perspectivas de melhora. “Não temos dinheiro”, habituou-se a esquivar a diretoria. Mas e daí? Será aguardar de braços cruzados enquanto o barco naufraga paulatinamente nas próximas 34 rodadas que se estendem até 29 de novembro?

Paulo Comelli já não é unanimidade, na política convencional de punir o treinador pelos insucessos. O comandante cobra reforços desde o estadual: dois meias, onde estão? O trajeto São Januário-Fazendão trouxe Rafael, quarto “peixe” do baixinho Romário.

Adriano Felício depende da liberação do Botafogo e o clube segue no aguardo. Os atacantes marcaram apenas um gol em quatro rodadas – salve Juca, responsável pelo empate na estréia, contra o Fortaleza. Informações do Correio da Bahia.

Torcida tricolor programa reunião para dia 07 de junho

Não adianta mais ficar reclamando do time do Bahia, Não adianta pedir contratações. Não adianta lamentar que não temos bons laterais, ou que Elias não está jogando direito. Não vai dar em nada se ficarmos revoltados com o que acontece dentro das 4 linhas do gramado. Vamos cair na real. O time é esse. Ele é ruim e as perspectivas são as piores possíveis. Os jogadores não têm culpa. Muito menos o técnico. Só há uma coisa a fazer.

Precisamos parar de nos preocupar um pouco com o time e virar nossa atenção para o CLUBE. Precisamos de consciência política. Todos aqueles que não aguentam mais a atual situação do Esporte Clube Bahia, devem ENTRAR no Esporte Clube Bahia…. Não podemos ficar esperando por um milagre. Quem se importa com o Bahia de verdade tem que se tornar sócio do clube JÁ.

Só assim vai ser possível fazer alguma coisa. Mesmo que não se possa eleger o presidente diretamente, pelo menos vai ser possível eleger o conselho deliberativo que elege o próximo presidente. É uma mudança a longo prazo, mas ela precisa ser iniciada. Não podemos mais postergar isso, pois corremos o risco do clube definhar.

Um novo movimento está surgindo entre os tricolores. Muitos de nós já estão cansados da incompetência dessa diretoria que está destruindo a história de um clube, que outrora foi o maior do norte-nordeste. É um movimento silencioso (por enquanto), mas está apenas começando. Quem frequenta os fóruns do ecbahia e da comunidade do Bahia no Orkut já deve ter lido a respeito.

Trechos do post publicado ontem no site www.bahiaminhaporra.com.br. Pelo visto surge mais um movimento em pró do ressurgimento do verdadeiro Bahia e este modesto BLOG resolve também divulgar. Outro movimento em fase ainda embrionária está a caminho, desta vez envolvendo blogs e sites. É preciso mobilizar tricolores de todas faces e cantos e por todas as frentes para, numa espécie de arquibancada única, se tentar brecar o adiantado processo de ridicularização do clube.

Nenhum comentário :

Postar um comentário